O que caracteriza uma moto esportiva

 

Desafios, adrenalina… e uma sensação incontestável de liberdade. É o que, com certeza, vem à cabeça de qualquer um quando o assunto é sair de moto por aí. Mas ter uma moto esportiva não é só isso, pelo contrário! Com o devido equipamento, informações e a orientação correta, uma moto pode ser muito mais que um veículo: um verdadeiro convite à liberdade de um esporte sem igual!

Pensando nisso, fomos a fundo no assunto e selecionamos algumas dicas para você entender um pouco mais sobre o funcionamento e a utilidade dessas máquinas insuperáveis:

 

O que é uma moto esportiva?

Ter uma moto esportiva não é para qualquer um. Essa modalidade de veículo não é recomendada para iniciantes do motociclismo, pois uma máquina dessas pode ser difícil de ser manejada por alguém inexperiente. O uso dessas motos fica, portanto, restrito aos amantes do esporte e da velocidade, que buscam ação sobre duas rodas, e não economizam quando o assunto é adrenalina. Com motores de altíssimas cilindradas, visam o melhor desempenho quanto à aceleração, frenagem e capacidade de encarar tranquilamente curvas em alta velocidade, por exemplo.

A partir da década de 70, as esportivas começaram a ser classificadas em categorias. Nos anos 90, a modernização dos modelos trouxe melhorias mecânicas e de design, e atualmente é possível encontrar diversos tipos de motos esportivas disponíveis no mercado, atendendo aos mais diversos gostos.

 

Design e características de uma moto esportiva

Atualmente, há diversos tipos de motocicletas esportivas, sendo características comuns o design (com a distribuição do peso próximo ao tanque de combustível), a aerodinâmica e, é claro, a beleza. Partindo disso, cada modelo de moto esportiva tem particularidades indicadas a diferentes públicos e estilos, que contemplam fatores como a ergonomia (posição do corpo na moto), inclinação, pneus mais largos (para maior estabilidade) e carenagens leves, que favoreçam o bom desempenho e tornem ainda mais irresistível a experiência de superar as barreiras de resistência do ar.

 

Como é o conforto de uma moto esportiva?

Banco único (às vezes em dois níveis), visual agressivo e grande aparato eletrônico é o que você facilmente encontra nas motos esportivas. Quadros de alumínio e motores de mais de 150 cv dão a leveza e a potência necessárias para rodar tanto em ritmos lentos quanto aceleradíssimos.

A possibilidade de pilotagem em posição ergonômica ou ortopédica fornecem o conforto necessário para qualquer distância, e as facilidades de um para-brisa alto e de poder agregar bolsas laterais ainda permitem praticidade e segurança extra para quem ama viajar.

 

Artigos Relacionados

 

Consumo de uma moto esportiva

Motos esportivas são recomendadas a quem não tem receio de investir, pois têm um consumo de combustível elevado – aproximadamente 12km/ litro – para uma moto de mais de 1000cc e potência próxima de 200 cavalos. Isso se dá devido à grande potência, possibilidade de altas acelerações e a performance incrível, que acabam por exigir um pouco mais de veículos dessa magnitude.

 

Apenas para os mais experientes

Em primeiro lugar, é necessário responsabilidade. Se você é do tipo que curte a “aventura pela aventura”, não deve em hipótese alguma ter uma moto dessas (ou qualquer outro veículo!). Além disso, recomenda-se boas condições físicas e um estado mental perfeito. Reduções de reflexo por cansaço, sono ou pelo uso de alguns medicamentos podem causar distrações com consequências trágicas. Para evitar esses episódios, esteja atento aos seus próprios limites, inclusive quanto ao tempo de prática de pilotagem e às distâncias a que está habituado a percorrer.

 

Equipamentos de segurança e cuidados

Até nas menores distâncias é sempre recomendado o uso do kit completo de equipamentos de segurança, e isso inclui os trajes, que começam pelo capacete, que deve ser confortável, resistente e bem justo e afivelado, roupas impermeáveis, calçado adequado (fechado) de couro com o fechamento de zíper, roupas apropriadas como jaquetas de poliéster (com reforços no cotovelos, ombros e costas), polainas, luvas de couro (e confortáveis), calças reforçadas com couro bovino ou jeans especiais – tudo adequado especificamente para a prática do motociclismo.

Procure lojas especializadas e não se engane, comprando produtos de baixa qualidade que acabem por arriscar a sua segurança. A Ducati Campinas oferece equipamentos de segurança em seu Comércio Eletrônico Oficial Ducati Campinas.

Além disso, um cuidado ainda maior deve ser tomado quanto aos equipamentos de segurança, como por exemplo, em relação aos capacetes, dos quais os fechados são os mais recomendáveis, e é importante substituí-los conforme as normas de validade (a cada três anos ou, em caso de acidente, a qualquer tempo). É imprescindível também verificar itens como pneus e fluidos de freio. Para esta checagem ser feita sem erros, uma dica é utilizar a sigla P-CLOC (Pneus, Combustível, Luzes, Óleo e Corrente).

Motos têm um campo maior de visão do que outros veículos. Utilizá-lo como vantagem não só para curtas distâncias, mas olhando mais adiante, também pode ser vital, aliado, claro, aos procedimentos já usuais de manter a distância regular e segura do veículo da frente de, pelo menos, dois segundos. Assim, quanto maior for a velocidade em que você esteja trafegando, maior será a distância necessária.

 

Produtos Relacionados

 

Treinamento para pilotar uma moto esportiva

Não se iluda que as meras aulinhas básicas de motoescola resolverão sua vida quando o assunto são motos esportivas. Elas demandam prática e destreza, o que leva tempo e treinamento. É altamente recomendável que você procure uma empresa séria e especializada, que entenda do ramo e possa ajudar na complementação dos conhecimentos necessários para pilotar com segurança.

 

Alusão à competitividade

Alguns motociclistas visam competições em diversas categorias, outros fazem longas viagens em grupo ou mesmo a sós. Existem ainda grupos oficiais de motociclistas que apenas fazem passeios, com a mentalidade de “desbravar novos horizontes”. Outros adquirem esse tipo de veículo por paixão mesmo, por sua beleza e pela sensação de sentir como parte de si mesmos a liberdade que a velocidade proporciona.

Mas, em geral, as esportivas visam mesmo é a competitividade, priorizando formatos o mais parecido possível com as motocicletas de rua, permitindo, se necessário, adaptações para maior leveza e aerodinâmica. No entanto, é importante ressaltar que, para competir, é necessário que a moto seja homologada e siga o regulamento à risca.

 

As motos esportivas usadas nas ruas são as mesmas utilizadas em corridas?

Sim e não. Os modelos são similares (motos de série), com chassis feitos para motos de rua, mas para as competições, é interessante que a moto seja adaptada visando a diminuição de peso e a aerodinâmica.

Para essa adequação para as corridas, é comum a retirada de itens de segurança como retrovisores, setas e carenagens, que são obrigatórios para motocicletas que circulam nas ruas, além de alterações no escapamento e nas pedaleiras, guidom, e relógio de marcação de tempo no painel. Na categoria Superbike, ainda temos detalhes quanto às regras para os pneus, que devem ser idênticos para todas as equipes, e são limitados por fim de semana de prova. Na MotoGP, elas são verdadeiros protótipos de corrida, que trazem o melhor da tecnologia que se possa esperar de veículos de duas rodas.

 

Motos esportivas Ducati 

A Ducati possui alguns modelos específicos, como a Supersport S, uma sport touring que lembra uma superbike, mas possui um triângulo ergonômico que favorece um conforto e segurança maior ao pilotar, sem prejuízo ao desempenho.

A Panigale 959, com o conceito Monoscocca, que molda a estrutura, deixando-a mais compacta e leve, além de possuir motor desmodrômico, focando no desempenho e alta performance tanto para a pista como para a cidade.

A Panigale 1299, equipada com motor Superquadro, incorporado ao chassis, a fim de distribuir seus 205 cv de potência. Essas soluções reduzem o peso a 166,5 kg, cujo foco é a relação peso-potência, combinado com controles eletrônicos avançados, freios, suspensão e outros componentes superpotentes, para uma pilotagem de precisão.

 

Panigale 1299 - O que caracteriza uma moto esportiva

A Panigale 1299 é uma esportiva que alia performance, engenhosidade e leveza.

 

Modelos e categorias

Modelos como a Supersport S, Panigale 959 (ideal para pista) e Panigale 1299 (para pista, ruas e estradas) são esportivas que aliam performance, engenhosidade e leveza. Apresentam motores de mais de 600 cilindradas, pneus largos, material leve e carenagem em toda a sua extensão, o que permite uma performance de altíssimo nível. Como superbikes ou sport touring, elas superam expectativas quanto ao desempenho, design arrojado e toda a modernidade que essas categorias podem oferecer.

 

Adrenalina libertadora

As motocicletas esportivas são para pessoas que têm sangue frio nas veias, e querem vê-lo pulsar na mesma intensidade que a velocidade de suas máquinas, com toda a adrenalina possível, e não simplesmente sair por aí desfilando a 30 km/h.

Os materiais leves e os pneus largos, além dos motores megapotentes favorecem experiências incríveis, que só quem tem amor ao esporte pode compreender. Ter uma motocicleta esportiva é dar-se a oportunidade de sentir a adrenalina libertadora, com estabilidade e segurança até na maior das velocidades. Trata-se de uma experiência sem igual, recomendável apenas para quem sabe o que é dominar o mundo em duas rodas.

E você? Já pilotou uma moto esportiva? Compartilhe com a gente sua experiência e sensação e deixe um comentário!

3.5 2 votes
Article Rating
Compartilhar: