Andar de moto faz bem à saúde: entenda o que acontece com seu corpo quando está sobre sua Ducati

Todo ducatista sabe que andar de moto proporciona uma sensação de liberdade sem igual.

Entretanto, nem todo motociclista deve saber que essa prática faz bem à saúde, proporcionando impacto positivo tanto física quanto mentalmente.

Confira os benefícios que andar de moto pode promover à saúde.

 

O que acontece com o corpo ao andar de moto

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano, da Universidade da Califórnia, os benefícios proporcionados ao corpo ao andar de moto são comprovados.

Quando uma pessoa anda de moto, sua concentração aumenta e seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caem significativamente.

 

Comparação em relação a um carro e em repouso

Comparando os níveis hormonais e a atividade do cérebro ao pilotar uma moto, dirigir um carro e estar em repouso, a pesquisa constatou que as pessoas se mantêm mais focadas ao pilotarem uma moto e registrou também uma onda de adrenalina.

 

Resultados comprovados

É comprovado que bastam apenas 20 minutos para que a frequência cardíaca aumente 11% e o nível de adrenalina suba 27%. Por outro lado, os níveis de cortisol diminuem em 28%. 

O neurocientista responsável pelo estudo, Dr. Don Vaughn, afirma que as diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre as medições feitas durante a condução e outras atividades são muito pronunciadas, o que pode ser útil, inclusive, para reduzir o estresse diário.

 

Artigos Relacionados

 

Andar de moto: outros benefícios à saúde

Além dos dados comprovados nesse estudo, existem outros possíveis benefícios para a saúde associados à prática de andar de moto.

Confira o que acontece com seu corpo quando está sobre sua Ducati.

 

1. Exercício físico

Andar de moto pode envolver o uso de grupos musculares, como os músculos das pernas, braços e abdômen, especialmente durante a manobra e o equilíbrio.

Essa atividade pode proporcionar um exercício físico moderado, contribuindo para a melhoria da resistência e força muscular.

 

2. Coordenação motora

Pilotar uma moto requer coordenação motora fina e habilidades de equilíbrio.

O controle preciso dos comandos da moto, como acelerar, frear e fazer curvas, pode ajudar a aprimorar a coordenação e a destreza.

 

3. Aumento da atividade mental

A pilotagem de uma motocicleta exige concentração, atenção e tomada rápida de decisões, estimulando a atividade mental e a agilidade cognitiva.

 

4. Estímulo sensorial

 Andar de moto proporciona uma experiência sensorial única, com estímulos visuais, táteis e auditivos.

Esses estímulos podem contribuir para a estimulação dos sentidos e proporcionar uma experiência mais envolvente.

 

5. Alívio do estresse

Andar de moto pode ser uma forma de aliviar o estresse e a tensão acumulada.

A sensação de liberdade e aventura que a pilotagem proporciona pode ajudar a reduzir os níveis de tensão e promover o bem-estar emocional.

 

Cuidados essenciais ao andar de moto

Por outro lado, é importante ressaltar que a prática de andar de moto também apresenta riscos potenciais à saúde, como acidentes e lesões.

Por isso é essencial seguir as leis de trânsito, usar equipamentos de segurança apropriados e obter treinamento adequado antes de pilotar uma moto. Leia também Equipamentos de segurança para motociclistas: 7 itens que todo ducatista deve ter.

E você, ducatista, identifica mais algum benefício à sua saúde quando pilota sua macchina? Compartilhe conosco sua experiência!

Assine nossa newsletter

5 2 votes
Article Rating
Compartilhar: