Itens indispensáveis para uma viagem de moto

Fazer uma viagem de moto, com toda a certeza, pode ser uma experiência inesquecível. Mas você sabe o que levar consigo para facilitar sua vida durante o percurso, caso ocorra alguma emergência, por exemplo?

Separamos dicas de três itens básicos, indispensáveis e bastante práticos, que todo ducatista precisa se lembrar de ter consigo antes de decidir sair por aí, mesmo que seja apenas uma pequena viagem de moto.

 

Itens básicos para qualquer viagem de moto

Ainda que o roteiro seja curto ou que o trajeto já seja bem conhecido, vale sempre lembrar que há itens simples, mas que fazem toda a diferença durante uma viagem de moto. 

Aliás, é justamente para esses passeios curtos que costumamos esquecer itens importantes, pois normalmente, quando a viagem é mais longa, investimos mais tempo em sua preparação, e as chances de deixar algo para trás são menores.

Até porque, via de regra, tudo é pensado nos mínimos detalhes: desde o que vai na mochila, no baú, top case… até o menor compartimento da moto é levado em consideração.

No entanto, essa preocupação toda já não costuma se aplicar aos momentos em que se decide sair para lugares mais próximos. É quando se resolve fazer pequenas viagens – os famosos “bate e volta” – que se negligencia muita coisa, como kit de primeiros socorros, ferramentas, água, protetor solar ou mesmo roupas. Afinal, o plano é quase sempre tão curto quanto a viagem.

Mesmo assim, é sempre melhor andar prevenido, do que passar dificuldades na estrada, por menor que seja o percurso. Confira os itens que não podem faltar na viagem de moto, independentemente se o passeio é curto ou mais longo.

 

1. Proteção contra chuva

Este é dos itens mais básicos e práticos de todos. Feitas normalmente de PCV ou de nylon, as capas de chuva podem ser encontradas tanto como peças inteiriças (macacões) como em conjuntos (calça e jaqueta). Existe ainda a possibilidade de distinção entre modelos masculinos e femininos.

Bastante versáteis, permitem a proteção contra mudanças climáticas bruscas durante o trajeto, como chuvas de verão, por exemplo.

Além de proteger contra chuvas, a capa pode ser utilizada, inclusive para outros fins e circunstâncias, como se proteger do vento em climas mais rigorosamente frios, ou até mesmo da poeira, em locais de estradas de chão.

Na loja da Ducati Campinas você encontra diversos modelos de jaquetas que, além de serem impermeáveis e corta-vento, são também transpirantes. Confira as opções!

 

Artigos Relacionados

 

2. Reparador de pneu

Andar sobre duas rodas traz consigo um inconveniente possível: se um pneu furar, você ficará pelo caminho, não importa por quantas revisões a moto passou antes de sair, ou mesmo se a moto funciona perfeitamente bem e está com o tanque cheio.

E a preocupação é ainda maior quando se utiliza pneus com câmara. Rodar com o pneu murcho tampouco é uma opção, pois pode danificar seriamente a roda. Mas, apesar do que parece, tudo pode ser facilmente resolvido se você for precavido e tiver em seu poder um reparador de pneus.

Disponíveis em diversas marcas e modelos, esses reparadores funcionam injetando uma espécie de gel na parte interna do pneu, fechando temporariamente o furo. Em seguida, eles aumentam a pressão do ar do pneu que estava furado, o que torna possível rodar mais alguns quilômetros, a fim de conseguir o socorro adequado em alguma borracharia.

O Motul MC Care P3 Tyre Repair repara e reinfla pneus instantaneamente sem que seja necessário o uso de ferramentas ou de desmontar. Sua fórmula com base em látex não deteriora nem a câmara nem o pneu.

 

3. Rede elástica

Suponhamos que você planejou com cuidado sua viagem, independentemente do tamanho do percurso. Provavelmente levou consigo todos os itens necessários para ir e voltar em segurança. Mas há ainda uma última dica muito válida: levar consigo uma rede elástica pode facilitar muito a organização de seus pertences.

Com preços bem em conta,  as redes elásticas são compactas, simples e funcionais, que podem servir para muitos fins, como levar um capacete a mais, colocar as roupas sujas ou molhadas, ou mesmo alguns itens que você tenha comprado pelo caminho, enquanto curtia o passeio.

Além disso, alguns modelos específicos são bastante resistentes e podem ajudar a prender adequadamente seus próprios pertences à moto, tornando assim sua viagem mais confortável e segura.

E você, ducatista, tem algum outro item que não pode faltar em sua viagem de moto? Compartilhe com a gente deixando um comentário. Você poderá ajudar outros motociclistas!

Assine nossa newsletter

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar: