9 dicas para se programar para uma viagem de moto com sua Ducati

Todo ducatista que gosta de aventuras, de sentir-se livre, em meio a lindas paisagens, precisa fazer uma viagem de moto.

Nós, da Ducati Campinas, incentivamos essa experiência, por isso, preparamos 9 dicas para que você planeje e realize uma viagem incrível e inesquecível com sua macchina. Confira!

 

Como se programar para uma viagem de moto com sua Ducati

1. Esteja com a revisão da moto em dia

Essa é a principal atitude que você deve tomar antes de qualquer coisa. A revisão é essencial para viajar com segurança e saber que está tudo certo.

Por isso, leve a sua moto a uma concessionária Ducati mais próxima, para que sejam verificados alguns ajustes como: conferir a qualidade e o equilíbrio dos pneus, a lubrificação das correntes, o nível de óleo, funcionamento dos faróis e dos freios, entre vários outros itens.

 

2. Não comece com longas viagens

Para quem não está habituado a permanecer por muito tempo sobre duas rodas, elaborar longas distâncias, com itinerários acima de 500 km por dia, não é o ideal.

Para o cumprimento desses roteiros, há uma variação de distância que cada motociclista consegue percorrer e que depende de muitos outros fatores externos como: a moto, o preparo físico, as condições climáticas, as estradas, entre outros.

Para que a viagem de moto seja prazerosa, o ideal é começar com distâncias menores, com até 400 km, por exemplo. 

Com o tempo você vai se conhecendo e definindo, então, qual é a distância perfeita a ser percorrida no dia, para que aproveite bem a experiência.

 

3. Utilize roupas adequadas

A roupa adequada é aquela com a qual você se sente confortável, entretanto para uma viagem de moto, é fundamental apostar em calças específicas para motociclista, camiseta, uma jaqueta de pilotagem, uma bota impermeável e um capacete fechado.

Como a ideia é fazer uma viagem mais longa, o ideal é aumentar a sua proteção utilizando acessórios apropriados, como luvas para motociclista.

Entretanto, essas devem sempre ser do seu tamanho, pois peças muito largas ou muito apertadas podem atrapalhar o conforto durante a viagem de moto.

 

4. Previna-se contra as condições climáticas 

A chuva é uma questão que não está descartada nas viagens de moto, o que torna tudo ainda mais desafiador.

Como o contato com a água é direto, é preciso se proteger. Então, não esqueça de levar a capa de chuva e, se sua bagagem ficar exposta, apostar em mochilas impermeáveis.

Você deve, também, se preparar para o sol, outro desafio numa viagem de moto. 

Portanto, não esqueça do protetor solar e aposte em jaquetas de pilotagem. Como são feitas para oferecer a ventilação necessária para os motociclistas, elas proporcionam conforto térmico e protegem o corpo contra os raios solares.

Leia também Como escolher a jaqueta Ducati ideal para você?

 

5. Otimize sua bagagem

Carregar muitas coisas em uma moto é quase impossível. Mesmo que sua moto tenha bagageiro ou bolsas laterais, o ideal é levar apenas o necessário para a quantidade de dias que pretende viajar.

Se optar por mochilas, fique atento às mais leves, ajustando sempre a alça para que o peso fique no assento da moto, atrás de você.

Para a ocasião, escolha peças que possam ser usadas mais de uma vez.  Você ainda poderá lavar as roupas íntimas, no chuveiro em suas paradas, torcendo-as bem e colocando-as para secar durante a noite.

 

Artigos Relacionados

 

6. Atente-se sempre ao nível de combustível

Embora, uma viagem de moto seja sinônimo de aventura, nunca deixe seu tanque de combustível na reserva.

Estar em um lugar desconhecido e não saber onde é o posto de gasolina mais próximo, ficar parado e, às vezes, sozinho, não é uma situação confortável.

Desse modo, conferir sempre o nível de combustível é essencial para que a viagem de moto seja tranquila.

 

7. Não se esqueça de você

Faça paradas para refeições, para se alongar e descansar, a fim de seguir sua viagem com sossego.

Lembre-se também de se hidratar. Para isso, a dica é apostar em uma bolsa de hidratação, que permite que o motociclista beba água enquanto pilota.

Além disso, leve também algo para beliscar quando estiver com fome e o local de parada for distante.

 

8. Planeje sua hospedagem

Antes de viajar, ao ter o itinerário programado, reserve sua hospedagem com antecedência.

Mas se você é do tipo que gosta de escolher os lugares que encontra pela estrada, nada impede que se aventure sem ter um lugar para dormir definido antecipadamente. Isso, além de elevar a adrenalina, poderá render boas histórias e aprendizados.

 

9. Peça recomendações

A troca de experiências é incrível. Não há motociclista que não goste de dividi-las com os parceiros. Faz parte de seu instinto.

Converse com seus amigos, assim descobrirá rotas alternativas, lugares para comer e dormir que, muitas vezes, não são facilmente encontrados na internet.

Mas, se você não conhece ninguém para dividir essas experiências, não tem problema. Durante a sua viagem poderá encontrar diversos motociclistas viajantes e então é só fazer novas amizades e pedir recomendações.

Pronto, depois dessas dicas, você poderá viajar com tranquilidade, preparado para essa aventura que, com certeza, será a primeira de muitas.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre se programar para uma viagem de moto com sua Ducati? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

Assine nossa newsletter

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar: