Amortecedor de moto Ducati: como saber o momento de trocar

Saiba quando é hora de trocar seu amortecedor de moto.

Na prática, são poucas as distinções técnicas entre veículos de duas ou quatro rodas. Apesar das diferenças como peso, tamanho e centro de gravidade, tanto motocicletas quanto carros respeitam as mesmas leis da física e precisam de ajustes pontuais, muitas vezes, nos mesmos componentes.

O fato é que, independentemente do veículo a que estejamos nos referindo, os amortecedores sempre serão itens essenciais quando o assunto em pauta for segurança e conforto. E é precisamente por isso que eles demandam certos cuidados e manutenções. Confira quais são e mantenha sua Ducati sempre em segurança.

 

Como funciona um amortecedor de moto

Em qualquer veículo, o propósito dos amortecedores é o mesmo: absorver os impactos que as irregularidades como buracos, ou mesmo lombadas e quebra-molas podem causar. Com as motos, não é diferente. Contudo, além de suportar esses impactos e reduzir as possibilidades de danos, os amortecedores agregam o papel de auxiliar na estabilidade sobre duas rodas, através do controle de movimentos de oscilação da mola que absorve a irregularidade do solo e sustenta o peso do veículo.

E o peso das influências dos amortecedores no quesito segurança das motocicletas não para por aí: mantê-los em bom estado pode ser a diferença entre transitar em segurança ou acidentar-se devido a um obstáculo no caminho, principalmente durante curvas e frenagens, nas quais a motocicleta sofre mudanças em sua dinâmica de movimentos, pela necessidade de inclinação.

 

O amortecedor não trabalha sozinho

É o  trabalho conjunto do amortecedor e da mola que garante que a moto, ao passar por obstáculos naturais ou artificiais, não sofra instabilidade, ou seja, movimentos fora do padrão que poderiam arremessar o piloto ou fazer com que ele perca o controle do veículo em movimento.

Sem o trabalho adequado do amortecedor, as molas não são suficientes para dissipar o efeito elástico causado pelo peso da moto após a inclinação ao passar pelo obstáculo, o que faz com que a motocicleta, durante a inclinação, oscile muito sua movimentação e demore demais para readquirir a estabilidade de antes.

 

 

Diferentes tipos de amortecedor de moto

No caso das motocicletas, há basicamente dois tipos de amortecedores disponíveis no mercado brasileiro: os hidráulicos e os pressurizados. Antes, portanto, de pensar em trocar esses componentes em uma motocicleta, é interessante buscar conhecê-los mais a fundo, a fim de saber reconhecer exatamente qual deles está instalado no veículo.

 

Hidráulicos

Amortecedores hidráulicos são os que fazem uso de óleo e ar para seu funcionamento. Compostos por uma câmara para o reservatório de fluido de óleo e outra para o tubo de pressão, essa é uma tecnologia de construção simples, porém eficiente e de boa confiabilidade, sendo bastante utilizada em suspensões de carros e veículos pesados.

Nas motos, os amortecedores hidráulicos são utilizados aos pares ou como monoshock, um tipo de monoamortecedor. Cabe destacar que os modelos e a forma como são utilizados (apenas um ou ambos os amortecedores) variam conforme a construção e o modelo da motocicleta.

 

Pressurizados

Os pressurizados são considerados uma espécie de modernização da tecnologia hidráulica. Substituindo o ar por nitrogênio, a ideia por trás desses amortecedores é promover uma pressurização consideravelmente mais sensível e eficiente dos amortecedores, facilitando os ajustes de equilíbrio, controle e dirigibilidade.

Por essa razão, os amortecedores pressurizados são os preferidos de quem possui motocicletas com maior número de cilindradas, como é o caso dos modelos Ducati, ou que demandam maior controle na suspensão por circularem em terrenos com excesso de obstáculos ou muito acidentados. 

 

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O diagnóstico de problemas

Até por questões de segurança, pilotar uma motocicleta envolve muito mais do que encher o tanque e sair circulando mundo afora. Mesmo quem não é mecânico, pode ser que, em dados momentos, precise saber reconhecer, ao menos basicamente, quando alguns itens importantes do veículo apresentam problemas, e esse é o caso dos amortecedores.

 

Instabilidade

Por possuir apenas duas rodas, a instabilidade de uma motocicleta é um dos sintomas mais fáceis de serem percebidos. Se ao passar por uma lombada ou terreno acidentado a moto se mantiver em oscilação, ou se ao inclinar-se em uma curva notar qualquer sinal de insegurança, é bom ficar atento.

Outros sinais frequentes de que os amortecedores da moto podem estar com problemas se manifestam também em instabilidades nas arrancadas ou frenagens. Independentemente de qual desses sintomas seja detectado, é bom verificar os amortecedores o quanto antes e, caso necessário, substituí-los.

 

Desgaste

Via de regra, quando tudo está funcionando bem, o desgaste de peças de uma motocicleta ocorre dentro de determinados padrões. Porém, quando há um problema em uma peça, como o amortecedor, pode ocorrer o desgaste de várias outras, que sofrem um tipo de efeito dominó, uma vez que todas as peças de uma motocicleta trabalham em regime de interdependência.

Desta forma, um simples amortecedor gasto pode gerar uma sobrecarga em outras partes da moto, tais como pneus, rodas e molas, pois com o passar do tempo, vão ficando cada vez mais perceptíveis os níveis de vibração do sistema de suspensão ou até mesmo o desgaste desigual dos pneus.

 

Ruídos

Se, ao passar por alguma lombada, paralelepípedo ou outro obstáculo no qual os amortecedores deveriam trabalhar, mas notar algum ruído, fique atento! Pode ser que alguma peça dos amortecedores tenha se quebrado, ou que os amortecedores tenham perdido a pressão interna da câmara. Nos dois casos, a suspensão pode criar barulhos internos por ter atingido o fim do curso.

 

Vazamentos

Este problema também está incluído nos itens de fácil identificação. Basta observar se a moto apresenta ou não algum sinal de derramamento de óleo. Embora prejudiciais, vazamentos são bastante comuns, e também figuram no topo da lista de sinais e motivos para proceder à troca do amortecedor.

 

O ajuste correto da suspensão

Ao contrário dos carros, grande parte dos modelos de motocicletas possui itens como amortecedores expostos, o que facilita bastante o acesso do mecânico e, consequentemente, o ajuste. Vale lembrar que o correto ajuste da suspensão deve ser regulado em relação ao peso do piloto, para que a pilotagem tenha mais conforto, estabilidade e segurança.

Esse tipo de regulagem pode ser feito mediante alteração da carga da mola dos amortecedores traseiros, pois são eles os que transferem (ou não) o impacto das irregularidades ao corpo do piloto. Apesar de a forma de efetuar essa regulagem poder ser consultada no manual de instruções ao proprietário, o ideal é visitar uma oficina de confiança a fim de fazê-la conforme os protocolos de procedimentos corretos. 

 

O momento adequado para a troca do amortecedor da moto

Basicamente, são dois os métodos para definir se um amortecedor precisa ser trocado ou não: um deles é o diagnóstico de algum defeito ou mau funcionamento, e outro diz respeito à vida útil do próprio amortecedor. Neste último caso, o período recomendado pode ser informado pelo fabricante de diferentes formas: tempo ou quilometragem mínima (geralmente o intervalo médio é de a cada dez mil quilômetros rodados e ainda avalia o desgaste de outras peças complementares, como as buchas do quadro elástico).

Já com relação a possíveis problemas que afetem o bom funcionamento dos amortecedores da moto, tais como ruídos, perda de estabilidade, vazamentos ou quaisquer outros dentre os que foram aqui apontados, o recomendado é procurar um profissional para efetuar a troca imediata dos amortecedores, antes que algo de mais grave aconteça, pois esses são sinais definitivos de que os componentes da motocicleta não estão funcionando da maneira como deveriam. Além disso, esses podem ser indícios de defeitos graves, que afetem a segurança da pilotagem e, por consequência, a do condutor.

 

Exclusividade Ducati

Quando mencionamos amortecedor de moto, é importante salientar ainda que alguns modelos Ducati contam com uma exclusiva suspensão eletrônica, o Ducati Skyhook Suspension (DSS) Evolution.

Trata-se de um sistema eletrônico ativo nas versões S, que é baseado num garfo de 48 mm e num monochoque traseiro Sachs. Ambos os componentes são controlados pelo computador de bordo, com a possibilidade de ajustar pré-carga de mola, compressão e retorno de forma contínua.

 

Ducati Service

Para evitar qualquer tipo de problema, quer seja em relação ao amortecedor de moto ou qualquer outro componente, a Ducati Campinas oferece um Plano de Manutenção Programada para cada modelo, com revisão e manutenção periódica que integra uma série de intervenções, substituições e atualizações de software.

Essa é uma exclusividade das motos Ducati, nas quais o plano de manutenção é composto por uma revisão totalmente imersiva, a fim de verificar cada detalhe dos componentes de desgaste, para que a vida útil da moto seja cada vez maior e o ducatista pilote sempre com mais tranquilidade e segurança.

Quer saber mais sobre amortecedor de moto Ducati ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

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