Maio Amarelo: A Ducati Campinas apoia esta causa

As mortes no trânsito passaram a chamar a atenção mundialmente desde o momento em que se assemelham aos de incidência de mortes em epidemias. Desde então, ano após ano, algumas Organizações Internacionais têm tentado promover constantemente campanhas de conscientização a esse respeito, sendo uma das mais recentes o Maio Amarelo.

A Ducati também apoia essa causa. Entenda mais sobre a campanha.

 

O movimento

A ideia de um mês inteiro de conscientização é a de mobilizar a sociedade como um todo a discutir a segurança viária, chamando a atenção da população, mundo afora, a respeito dos altíssimos índices de acidentes de trânsito que, todos os dias, geram sérias mudanças na vida das pessoas, sejam elas feridas ou mortas como consequência disso, ou mesmo familiares dessas vítimas.

O objetivo da campanha Maio Amarelo é envolver diversos segmentos, que vão desde empresas, órgãos governamentais, entidades de classe, associações, federações e até a sociedade civil, com o intuito de promover uma abordagem mais séria e aprofundada sobre o tema, dando toda a amplitude que essa discussão exige.

 

O que é Maio Amarelo

Um movimento de proporções mundiais que visa unir a todos em prol da conscientização para redução dos acidentes de trânsito, a fim de promover segurança de circulação para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

 

Objetivo do Maio Amarelo

Envolver diversos segmentos da sociedade no sentido de estimular a discussão e a reflexão sobre o comportamento no trânsito e suas possíveis consequências para todos.

 

Por que Maio?

O mês se tornou referência a partir do decreto da ONU – Organização das Nações Unidas, que criou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011.

 

Por que Amarelo?

Com base na sinalização de alerta dos semáforos, a cor amarela simboliza o alerta, a atenção que deve ser dada ao tema.

 

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Sobre a Década de Ação para Segurança no Trânsito

No ano de 2010, uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a primeira “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com base em estudos da OMS – Organização Mundial da Saúde, que contabilizavam, no ano anterior, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. O mesmo estudo apontava que cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram a esses acidentes, porém com algum tipo de sequela.

 

Estimativas

Os dados são realmente assustadores. À época, as estimativas indicavam que acidentes de trânsito saltariam da nona causa de mortes no mundo para a quinta posição nesse mesmo ranking já em 2020, sendo que, em algumas faixas etárias, acabariam sendo o principal responsável pela taxa de mortalidade de cerca de 3 mil pessoas por dia, o que equivalia, já há alguns anos, a um percentual aproximado de 1 a 3% do PIB de cada país.

Além disso, as previsões de 2001 incluíam dados até 2030: se nada fosse feito para mudar a situação, as mortes em decorrência de acidentes de trânsito poderiam chegar a 2,4 milhões, e os índices de sobreviventes com traumas e ferimentos ficariam entre 20 e 50 milhões de pessoas.

 

Estudo de novas ações

Encerrada a campanha mundial no ano passado, o fato é que, apesar das boas intenções, o movimento não atingiu a escala esperada de redução de acidentes, tanto que se estudam novas ações nesse sentido para a próxima década. A Conferência Mundial de Segurança Viária, realizada na Suécia em fevereiro de 2020, propôs uma Segunda Década de Ação, ainda mantendo o objetivo de redução de 50% do número de mortes no trânsito.

Contudo, a ideia não implica somente em estender a campanha, uma vez que é preciso tomar ações diferentes das anteriores, caso se queira atingir os resultados relevantes não alcançados na década anterior. A intenção agora é focar em fatores básicos, nos quais se pecou na campanha anterior.

Porém, enquanto essa situação não se define mundo afora, ainda é preciso que se tome alguma atitude. Nas atuais circunstâncias mundiais, a tendência de exposição global ao estresse e ao excesso de informação fácil pela internet, transformou as redes sociais em canais nos quais muitas vezes circula muito mais o ódio que a sociabilidade. A comunicação, que deveria ser um canal de solução, vem se tornando o problema em questão.

 

Maio Amarelo 2021

Mesmo diante dessa aparente polarização de opiniões manifestadas globalmente, o Movimento Maio Amarelo propõe duas atitudes em 2021: “Respeito e Responsabilidade”. A campanha deste ano pretende utilizar as redes de comunicação para substituir o estresse por surtos de empatia, pois o respeito ao outro só pode vir de uma atitude de colocar-se no lugar dele. A partir dessa reflexão, a campanha busca promover um senso de responsabilidade no trânsito, especialmente em um momento tão delicado, no qual tantas famílias já se encontram devastadas pelas mortes causadas pela pandemia nos últimos meses.

 

Respeito e Responsabilidade

O cenário mundial atual demanda uma abordagem ainda maior de cuidados ao ser humano. Pessoas estão indo embora, muitas sem chance de se despedir. E não estamos falando de Covid-19, mas de atitudes egoístas, mesquinhas e desnecessárias no trânsito.

Com base nisso tudo, o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito” traz para a 8ª edição do Movimento Maio Amarelo o objetivo de ampliar a consciência de todos os brasileiros, para que seja possível cada vez mais, cultivar boas relações no trânsito, a fim de que, a cada dia, menos pessoas entrem para as estatísticas e seja possível proteger o bem maior, aquilo que se tem de mais precioso: a vida.

Para saber mais sobre o movimento, acesse a página do Maio Amarelo.

A Ducati Campinas deseja que este Maio Amarelo seja o melhor que já vivemos, e que sejamos pessoas conscientes e melhores, não só no trânsito, mas como humanos.

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