Customização de motos: descubra o que é permitido em sua Ducati

Você sabe o que é permitido ou não quando o assunto é customização de motos?

Não há um só ducatista que não seja apaixonado por sua Ducati. Mas quem é motociclista sabe que muitos amam adicionar mais personalidade às suas motos, inclusive alterando suas características.

Entretanto, quando falamos em customização de motos, é necessário seguir regras para não acabar causando nenhum prejuízo, seja ele legal ou financeiro – como multas ou mesmo apreensões – é preciso estar atento ao que a legislação diz a respeito.

Com o intuito de esclarecer o que é ou não permitido na customização de motos Ducati e em geral, preparamos este artigo. Confira!

 

Customizações permitidas

Alterações de itens como tanque de combustível ou guidão podem ser feitas sem maiores problemas, desde que as peças sejam aprovadas pelo Inmetro. Já no caso de mudança da cor predominante, será preciso comunicar o Denatran e fazer as devidas correções nos registros, caso essa alteração supere o limite de 50% do veículo.

Outro componente permitido e bastante comum na customização de motos  são as rodas. Estas são partes da motocicleta pelas quais os clientes procuram por designs exclusivos. Um modelo muito desejado pelos ducatisti é o da Diavel Lamborghini, que foi inspirado nas rodas do Lamborghini Sian.

Diavel Lamborghini - Customização de motos: descubra o que é permitido em sua Ducati

A Diavel Lamborghini é uma customização de moto inspirada nas rodas do Lamborghini Sian.

 

Customizações não permitidas

Por motivos bastante óbvios, quando se fala em customização de motos não autorizadas, o chassi é o primeiro componente da lista. Essa é a parte de qualquer veículo que mais possui restrições nesse sentido, principalmente por conta de roubos e furtos. Além disso, o chassi funciona como o apoio do veículo como um todo, e modificar algo tão estrutural poderia trazer sérios riscos à segurança.

No entanto, o que mais preocupa ultimamente ainda são as mudanças nos sistemas de exaustão. Até pouco tempo atrás, essa era uma das partes com autorização para customização, mas atualmente essa permissão foi revista, devido ao fato de que, dependendo da alteração, pode causar problemas pelo excesso de ruído, ou mesmo prejudicar a filtragem dos gases tóxicos que emanam da queima de combustível.

 

Customizações de tanque de combustível - Customização de motos: descubra o que é permitido em sua Ducati

Customizações de itens como tanque de combustível ou guidão podem ser feitas sem problemas, desde que as peças sejam aprovadas pelo Inmetro.

 

Customizações que dependem de aprovação

No caso das motos, há ainda algumas customizações que, embora sejam bastante relevantes para seu funcionamento, podem ser feitas mediante autorização de instituições técnicas credenciadas, sempre com homologação do Inmetro. Para isso, é emitido um laudo após uma vistoria, a fim de atestar que as alterações feitas não interferem na segurança e funcionalidade dos modelos.

Esse tipo de customização de motos se aplica a itens como o combustível, freios, suspensão, e instrumentos de sinalização como luzes de direção.

É imprescindível ressaltar que a alteração de quaisquer desses elementos sem a devida autorização, além de causar danos à motocicleta, pode ter consequências graves, inclusive a apreensão do veículo.

Já é sabida a importância das motos na vida de seus proprietários, independentemente se são amantes da se são amantes da pilotagem em duas rodas ou se as usam para chegar ao trabalho. No entanto, é necessário lembrar que ao optar por possíveis customizações, muito antes de se pensar em estética,  a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, tanto de quem pilota quanto das demais pessoas em circulação. Afinal, mudanças são bem-vindas, desde que não ponham em risco nenhuma vida.

 

Artigos Relacionados

 

Customização de motos Ducati

Agora a Ducati Campinas conta com a parceria de um estúdio de design especializado em customização de motocicletas Ducati. A BR Desmo realiza trabalhos em todos os modelos da marca, dos mais antigos aos mais novos, fazendo principalmente a customização de motos 0 km.

 

Customização de motos: descubra o que é permitido em sua Ducati

 

A empresa, que nasceu devido à demanda de alguns toques de personalização, customiza:

  • pintura simples;
  • pintura avançada (que inclui quadro da moto, bengalas, balanças, entre outros itens);
  • rodas (todo o projeto, da criação do desenho até a produção da roda como peça única);
  • personalização com carbono;
  • acessórios da moto, acessórios esportivos;
  • escapamentos.

Para a personalização de cada modelo, é feito um briefing com o cliente sobre cores, ideias, inspiração em réplicas de motos ou até mesmo de carro ou ainda personalização em cima de uma marca ou empresa.

Todos os trabalhos levam a assinatura BR Desmo e um certificado de autenticidade.

Para saber mais sobre a personalização de motos Ducati, entre em contato conosco. 

Quer saber mais sobre customização de motos? Deixe seu comentário! Nós, da Ducati Campinas, ficaremos muito satisfeitos em poder ajudar!

Assine nossa newsletter

4.7 3 votes
Article Rating
Compartilhar: