Capacete de moto: como escolher o modelo ideal para pilotar sua Ducati

Todo ducatista precisa de um bom capacete de moto para garantir sua segurança nas estradas. E saber como escolhê-lo pode fazer toda a diferença.

Ainda que o piloto seja experiente e adote todas as boas práticas de direção defensiva, o uso do capacete é indispensável, pois não é possível prevenir todos os tipos de acidentes. Por isso, ter um capacete de moto resistente é a melhor forma de evitar danos mais graves.

Para escolher um bom capacete, é importante estar atento não apenas à sua qualidade, como também a outros fatores, como o tamanho adequado e sua resistência.

Dessa maneira, listamos os cinco principais critérios para facilitar a sua escolha e assegurar que encontre o capacete de moto ideal para você pilotar sua Ducati. Veja a seguir:

 

1. Confira o tamanho adequado

Além do tamanho adequado, o capacete também deve ser confortável, visto que isso interfere na qualidade da proteção que o item oferece.

Porém, alguns motociclistas costumam errar nessa hora, já que ao privilegiarem o conforto podem escolher modelos de tamanho maior, o que pode atrapalhar mais do que proteger. Afinal, isso afeta diretamente a absorção do impacto.

Então, o ideal é que antes de escolher, você se certifique de fazer a medição, assim será possível evitar o uso de tamanhos incorretos.

 

2. Escolha o melhor modelo

Quando falamos sobre capacete de moto, é importante salientar que existe uma infinidade de modelos que se adequam aos diferentes perfis de motociclistas.

Isto é, alguns modelos oferecem vantagens como os compactos que são mais fáceis de carregar para todos os lugares, e também há aqueles que são mais adequados para off road (atividades esportivas fora da estrada).

Assim, é necessário analisar as vantagens e desvantagens de cada modelo, comparando os formatos para fazer sua escolha de acordo com o contexto.

Ainda que esta seja uma atitude simples, isso contribui muito na hora de garantir a sua segurança.

 

3. Verifique o material e sua qualidade

Outro critério importante na hora de escolher o capacete de moto é o material utilizado em sua confecção. Quesitos como tamanho, rigidez e peso devem ser analisados, pois estes podem afetar a proteção da sua cabeça e também a sua postura ao conduzir a moto.

Os materiais mais usados são a fibra de vidro e a fibra de carbono, devido à maior resistência que oferecem, porém há outras opções de custo menor, como Kevlar® ou ABS.

Também é ideal analisar a viseira do capacete, que deve oferecer uma visão ampla do espaço ao seu redor.

 

Artigos Relacionados

 

4. Busque o selo do Inmetro

Caso tenha dúvidas sobre a escolha do capacete, saiba que o ideal é buscar aqueles que possuem o selo do Inmetro como certificação.

O Inmetro é o órgão responsável por fiscalizar a qualidade de todos os produtos comercializados. O selo funciona como referência para classificar e identificar quais são as marcas que atendem aos padrões e critérios de qualidade.

 

5. Confira a cinta jugular

Ela é responsável pela fixação do capacete à cabeça. É a fita que passa pela parte inferior do maxilar, ficando sob o queixo.

Essa fita garante que o capacete não saia facilmente e, como tal, é muito importante para garantir a segurança do modelo. Por isso, é necessário conferir sempre se está justa o suficiente para não ficar escorregando.

 

Capacete de moto na Ducati Campinas

A loja oficial da Ducati Campinas possui uma variedade de capacetes masculinos e femininos, de marcas renomadas e qualidade indiscutível, além de diversos outros itens para promover a segurança e o conforto do motociclista.

Todos os equipamentos estão entre os melhores modelos existentes no mercado e atendem a todos os critérios mencionados neste artigo.

Para  escolher o modelo ideal para pilotar sua Ducati, confira os capacetes de moto disponíveis em nosso site.

Se você, ducatista, ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre capacete de moto, deixe seu comentário. Ficaremos satisfeitos em ajudar!

Assine nossa Newsletter

0 0 vote
Article Rating
Compartilhar: