Vale a pena comprar capacete articulado para pilotar sua Ducati?

Você já se perguntou se vale a pena comprar capacete articulado para pilotar sua Ducati? Então, confira nossas considerações sobre o equipamento.

Escamoteável, flip up, articulado ou – como foi popularmente batizado – Robocop. Todos esses nomes fazem referência a um mesmo equipamento. Capacetes como esses aliam praticidade e versatilidade, pois permitem tanto o conforto de um capacete aberto quanto a proteção de alguns modelos fechados.

Mesmo assim, o capacete articulado ainda gera alguns questionamentos quanto à segurança ou confiabilidade. Isso porque algumas pessoas, ao perceberem que se trata de modelo feito para permitir a abertura, ficam com receio de que o capacete acabe não resistindo a grandes impactos, ou que se abra com a intensidade do vento, por exemplo.

Os capacetes articulados são cada vez mais utilizados, tanto em dias de clima quente no trânsito das grandes metrópoles, quanto em viagens mais longas, por rodovias que cortam o país afora. Mas para saber de verdade se esta é a melhor escolha, é preciso avaliar alguns pontos específicos. Leia também Capacete de moto: como escolher o modelo ideal para pilotar sua Ducati.

Segundo especialistas, as principais dúvidas em relação à segurança desse tipo de equipamento se devem ao fato de que poucos conhecem a fundo seu real objetivo, bem como seu adequado funcionamento.

 

Capacete articulado é confortável e versátil

Além da versatilidade já conhecida, o primeiro diferencial a ser analisado é o conforto. Por permitirem a abertura, os escamoteáveis possibilitam que o motociclista consiga conversar sem precisar retirar o capacete.

Outros de seus pontos fortes mais comumente apontados são o design, que facilita muito o uso para quem necessita de óculos (sejam de correção ou de sol), bem como o fato de possuir um campo de visão maior do que o dos capacetes padrão.

A junção dessas duas características garante ainda um melhor desempenho, sem que fique comprometida a capacidade visual.

 

Capacete articulado é seguro

Um dos maiores medos de quem foge dos capacetes articulados é a dúvida sobre a real segurança desses modelos. Mas não se engane: se observados atentamente, eles nem mesmo parecem frágeis! Pelo contrário: os índices de proteção desses capacetes são idênticos aos de qualquer outro tipo. O fato de serem modulares e possuírem várias peças e encaixes os torna versáteis e práticos, mas em hipótese alguma isso significaria conferir índices menores de segurança.

A propósito, ainda não se sabe ao certo se o nome “Robocop” tem algo a ver com isso, mas uma curiosidade interessante é que diversas forças policiais e demais militares mundo afora preferem justamente esses modelos de capacete. Logo, se não oferecessem a devida segurança, é muito pouco provável que fossem escolhidos por esses profissionais por pura estética.

Além do mais, esses capacetes passam por diversos testes de segurança, em vários níveis de certificação, nos quais costumam passar com louvor. Seu único ponto fraco se apresenta na dobradiça e no botão de trava. Quanto a isso, não há como negar que perdem a competição para os capacetes integrais, independentemente do tipo de acidente que se simule ou analise.

Mas esse detalhe físico e mecânico vem sendo constantemente repensado e revisto ao longo do tempo, o que gera uma leva de sucessivas atualizações, além de constantes reavaliações e melhorias.

 

Possui a mesma espessura dos capacetes integrais

Falando no ponto de encaixe, em alguns modelos, a parte frontal parece ser bem fina, com poucos milímetros de espessura. Entretanto, não há motivo para ter essa preocupação.

Na verdade, o que faz com que normalmente a região superior do capacete pareça maior é a presença do casco interno de EPS – popularmente conhecido como isopor – que visa amenizar o impacto em caso de acidente.

No caso dos modelos articulados, é uma falsa impressão a de que o capacete parece mais fino em alguns pontos, pois a espessura possui exatamente a mesma medida, tanto na queixeira quanto nas laterais.

 

Possui o mesmo nível de segurança dos capacetes integrais

Dada a evolução e o salto de qualidade na produção dos capacetes modulares, atualmente eles são considerados muito mais seguros que anteriormente.

Além disso, via de regra, desde que utilizados adequadamente, os capacetes articulados oferecem tanta segurança quanto qualquer outro. Vale lembrar inclusive que, se devidamente fechados, possuem o mesmo nível de proteção dos integrais.

 

Certificação dos capacetes articulados

Os avanços na produção de modelos articulados mundo afora não param de crescer. Na Europa, inclusive, já há um tipo de certificação, com a finalidade de validação dos capacetes considerando suas características P/J (Protect full face, ou fechado; e Jet, ou seja, aberto).

Alguns capacetes modulares atuais são fabricados com materiais similares ou mesmo idênticos aos dos modelos fechados, o que, tecnicamente, lhes confere a mesma qualidade e segurança. Além disso, há ainda os modelos de 180 graus, que oferecem uma melhor distribuição do peso da queixeira, e possibilitam o uso tanto aberto quanto fechado.

A propósito, assim como qualquer outro modelo, os capacetes articulados também são submetidos a diversas formas de certificação, que visam o aumento das chances de o piloto sobreviver em caso de acidente.

Portanto, continua igualmente válida a conscientização a respeito do uso constante do capacete durante a pilotagem, independentemente da distância percorrida ou nível de perigo do trajeto.

 

Artigos Relacionados

 

O que considerar ao comprar capacete articulado

Por contarem com várias características que lhes conferem praticidade e segurança, os escamoteáveis são recomendados principalmente para pilotagem urbana e passeios de estrada e aventura. Ao escolher um modelo desses, devem ser levados em consideração alguns fatores, tais como:

 

Tamanho e formato da cabeça

Um dos pontos mais importantes ao escolher o capacete ideal é o perfeito ajuste à cabeça do piloto, pois, por ser um item de proteção, não pode ficar frouxo nem justo demais, a fim de não escapar da cabeça e nem machucar a pele ao tentar removê-lo.

Basicamente, há três tipos de formato da cabeça:

  • oval redonda (com dimensões iguais tanto de uma lateral a outra quanto da frente até atrás);
  • oval intermediária (com medidas um pouco maiores da frente até atrás);
  •  oval alongada (com medidas bem maiores na dimensão da frente até atrás, em consideração às medidas de um lado a outro).

Como cada estrutura física é diferente e varia bastante individualmente, é importante que cada piloto avalie com bastante cuidado e opte pelo melhor formato, de modo a escolher um capacete que se enquadre a seu tipo físico, ou seja, que se encaixe perfeitamente e não pressione pontos errados da cabeça, como as têmporas, por exemplo.

 

Resistência do equipamento

Outro fator imprescindível na escolha do capacete adequado diz respeito à retenção, isto é, a resistência do equipamento às condições de força contrária no tráfego.

Para reconhecer se o tamanho e o modelo são os ideais para você, será preciso conferir atentamente os ajustes da cinta jugular, abrindo e fechando o capacete, forçando-o para trás.

Posteriormente, ajuste novamente a cinta se necessário e repita o procedimento de checagem com o capacete fechado, para se certificar de que ele não irá sequer ameaçar escapar da cabeça ou sair da posição em que deveria ficar.

 

Viseira

Por último, porém não menos importante na escolha, vem a viseira. Ela deve ter características bem específicas: ser totalmente cristalina e permitir a visão sem qualquer distorção.

Para verificar a qualidade desse item, deve-se experimentar o capacete, testando a visão possível para todos os lados, inclusive para baixo e para cima, primeiro com a viseira aberta e depois com ela fechada.

É importante comparar e conferir também as cores, o formato e os contrastes, pois a visão do piloto deve ser exatamente a mesma, esteja ele com ou sem a viseira.

 

Lei no Brasil

E nunca é demais destacar que, independentemente do modelo escolhido, no Brasil, a lei obriga que o piloto que optar pelo capacete modular utilize-o sempre fechado. Então, na prática, basta escolher bem os equipamentos e rodar conforme as leis, para poder curtir ótimas aventuras com sua Ducati.

 

Capacetes articulados na Ducati Campinas

A loja oficial da Ducati Campinas possui capacetes articulados masculinos e femininos, de marcas renomadas, qualidade indiscutível e que oferecem o conforto e a segurança que todo ducatista procura.

Os equipamentos estão entre os melhores modelos existentes no mercado e atendem a todos os critérios mencionados neste artigo.

Para  escolher o modelo ideal para pilotar sua Ducati, confira os capacetes disponíveis em nosso site.

Se você, ducatista, ainda tem dúvidas se vale a pena comprar capacete articulado para pilotar sua Ducati, deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

Assine nossa newsletter

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar: