Bateria de moto parada: como manter a máquina em bom estado

Se sua moto, seja ela uma Ducati ou não, tem ficado desligada por dias, saiba que isso pode trazer problemas, pois a bateria pode apresentar perda de carga e não conseguir recuperá-la, o que impossibilitará sua partida.

Especialistas afirmam que as baterias atuais – mais especificamente as seladas – duram, em média, três anos. Já as convencionais, utilizadas principalmente em motos mais antigas, têm durabilidade de uma ano e meio.

Desta forma, é importante estar atento a alguns cuidados para que a bateria da moto parada possa durar mais e não cause problemas quando você for passear com sua máquina novamente.

 

Instalação de equipamentos

Alarmes e rastreadores, quando instalados, exigem atenção pois podem causar fuga de corrente. Os especialistas destacam que, normalmente, isso ocorre quando a bateria não tem força suficiente para fazer a moto ligar. Por isso, essas instalações devem ser feitas apenas em locais de confiança.

 

Moto parada por muito tempo

O pouco uso interfere no descarregamento da bateria. Equipamentos como alarmes e rastreadores acabam consumindo ainda mais energia, mesmo quando a moto continua parada. Mesmo as motos mais simples, se ficarem paradas por mais de três meses, a bateria começará demonstrar sinais de desgaste.

Desta forma, se você percorrer, ao menos, 5km por dia, já tem possibilidade de prolongar a vida útil da bateria da moto parada para até quatro anos. Que tal aproveitar e dar uma voltinha ou ir até a padaria com ela ao longo da semana?

 

Artigos Relacionados

 

Madeira ou apoio de borracha no pé

Por ser feito em metal, o pezinho da moto também pode contribuir para o desgaste precoce da bateria da moto parada, pois o contato direto com o chão acaba funcionando como um fio terra e dissipa a energia.

A dica é utilizar um pedaço de madeira ou borracha sob o pezinho. Fazendo isso, é possível dar uma vida extra de até seis meses para a bateria, já que a peça isola a corrente que passa pelo pezinho da moto.

 

Desconexão dos cabos

Outra dica para evitar fuga de corrente é desconectar os cabos da bateria da moto parada. Neste caso, é imprescindível seguir uma ordem para a retirada dos cabos, desconectando primeiro o cabo negativo e depois o positivo (protegido por uma capa de borracha), para evitar um curto e prejudicar os acessórios elétricos da moto.

Lembre-se também que na hora da montagem, o processo é inverso, e deve-se ligar primeiro o positivo e depois o negativo.

 

Formação de zinabre

A desconexão dos cabos também evita a formação de zinabre causada pela oxidação nas zonas dos terminais. Esses depósitos dificultam a passagem da corrente elétrica, por isso, ao remover os cabos, é importante aproveitar e limpá-los com água quente ou uma mistura de água com querosene.

 

Assine nossa newsletter

 

Estações mais frias

Durante o inverno ou em períodos chuvosos, a atenção com a bateria de moto parada deve ser redobrada, pois temperaturas baixas fazem com que o motor exija mais força da bateria, já que o óleo fica mais grosso e a umidade pode provocar curto-circuito em lâmpadas, ação que ocasiona mais consumo de carga – ainda que erroneamente.

 

Checkups com periodicidade

Mesmo que a bateria da moto parada não demonstre problemas, é importante fazer um checkup periodicamente. Oficinas especializadas possuem equipamentos específicos para medir a carga da energia da bateria, além de verificar se existe fuga de corrente.

Quando a fuga existe, se a bateria ainda estiver boa para uso, pode receber uma carga elétrica. Se não houver solução, o recomendado é trocá-la.

 

Baterias tradicionais

As baterias convencionais exigem ainda mais cuidados. Para continuar funcionando, os modelos mais antigos precisam ser completados com água destilada – nunca mineral ou da torneira, pois estas oxidam as placas metálicas existentes dentro do equipamento.

Mas isso deve ser feito com atenção para não ultrapassar o nível. Para não haver erro, na lateral da bateria há as marcas “mínimo” e “máximo”. Ela deve ser desligada, retirada da moto, ter todas as suas tampinhas abertas e seu nível completado. A água destilada pode ser encontrada postos de combustíveis e drogarias.

 

Estações e regiões mais quentes

No verão, em locais mais quentes ou em motos que passam o dia sob o sol, essa verificação deve ser feita com mais frequência. E sempre que for fazê-la, lembre-se de limpar os pólos.

 

Bateria de uma Ducati - Bateria de moto parada: como manter a máquina em bom estado

Os cuidados com a bateria de uma moto Ducati são os mesmos que os de outras motos do mercado. Porém, é importante dar uma atenção especial, principalmente pelo fato de que os modelos contam com diversas tecnologias embarcadas que necessitam do pleno funcionamento da bateria.

 

A moto parou de funcionar

Se acontecer de, ao dar a partida, o sistema não funcionar, peça socorro mecânico. Evite realizar a chamada “chupeta”, que conecta cabos especiais a uma bateria de outra moto em funcionamento. Essa ação pode queimar componentes de sua máquina.

Também evite utilizar o artifício do tranco, pois este faz o processo inverso para o funcionamento do sistema e também danifica a moto, principalmente as que possuem injeção eletrônica.

Por isso, a importância de ligar sua máquina uma vez ao dia, por pelo menos 10 minutos. Dessa forma, a bateria continuará funcionando bem para passear pela cidade ou fazer trilhas de aventuras sem estresse, quando você voltar a usá-la normalmente.

 

Bateria arriada das motos Ducati

Os cuidados com a bateria de uma moto Ducati são os mesmos que os de outras motos do mercado. Desta forma, é importante dar uma atenção especial, principalmente pelo fato de que os modelos contam com diversas tecnologias embarcadas que necessitam do pleno funcionamento da bateria.

Qualquer que seja o problema que possam vir a apresentar, o ideal é procurar por uma oficina especializada.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre bateria da moto parada? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

3 3 votes
Article Rating
Compartilhar: