Moto parada: como evitar problemas

Nesses tempos de quarentena, em que a moto tem ficado parada por muito tempo, saiba que alguns cuidados importantes devem ser tomados para que ela funcione perfeitamente em seu próximo passeio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar problemas característicos da moto parada. Confira!

 

Limpeza e lubrificação

Estas são duas recomendações dadas por mecânicos, pois lama, areia e outras sujeiras acumuladas podem deteriorar algumas partes da moto. Depois de feita a limpeza, é necessário caprichar na lubrificação das articulações, sempre utilizando o produto correto para cada peça, já que existem partes que podem ressecar e ter seu funcionamento comprometido, necessitando serem trocadas antes do tempo. 

Limpeza e lubrificação - Moto parada: como evitar problemas

Depois de feita a limpeza, é necessário caprichar na lubrificação, já que algumas partes podem ressecar e ter seu funcionamento comprometido, necessitando serem trocadas antes do tempo.

 

Bateria

Se a moto é usada regularmente, por pelo menos três vezes por semana e por períodos acima de meia hora, sua bateria deverá suportar tranquilamente uma inatividade entre sete e 10 dias. Entretanto, deve-se desconectar o cabo da bateria enquanto ela estiver parada. Desta forma, quando o motociclista tentar dar a partida para o seu próximo passeio, não terá nenhuma surpresa desagradável.

Também é importante lembrar que a motocicleta deve ser ligada, ao menos duas vezes por semana, para que o combustível limpe o sistema de alimentação e todo o sistema eletrônico e elétrico seja revitalizado, recarregando a bateria naturalmente.

Uma boa referência para saber quando desligar a moto é o momento em que a ventoinha do radiador começar a funcionar.

 

Assine nossa newsletter

 

Tanque de combustível

O tanque de combustível está entre os itens que necessitam de cuidados em caso de moto parada. Ele deve ser mantido cheio, com gasolina aditivada. Desta forma, além de protegê-lo contra uma possível corrosão, o motociclista também mantém intactos a bomba e o medidor de combustível, que trabalham imersos na gasolina. 

 

Corrente

A graxa acumula poeira e com o passar do tempo, acaba destruindo os retentores e o-rings da corrente. Por isso, profissionais da área recomendam o uso de um lubrificante especial para corrente (nossa dica é o Motul C4), já que este possui um fixador que não o deixa se desprender ao rodar, além de não acumular resíduos.

 

Artigos relacionados

 

Pneus

A moto parada necessita de uma atenção especial também em relação aos pneus, principalmente se continuar assim por algum tempo. Neste caso, o ideal é uma calibragem extra, em torno de cinco libras acima do recomendado pelo fabricante. Para evitar que os pneus apoiados no chão por muito tempo fiquem “quadrados”, os mecânicos aconselham ainda o uso de um cavalete.

Se o motociclista tiver cachorro em casa, é importante proteger as rodas com uma capa, já que a urina do animal pode corroer aros e raios.

Proteja os pneus - Moto parada: como evitar problemas

Se tiver cachorro em casa, é importante proteger os pneus com uma capa, já que a urina do animal pode corroer aros e raios.

 

Evite tranco ou “chupeta”

Se por um descuido a moto já estiver apresentando algum problema, nunca dê tranco ou faça “chupeta”, principalmente se a motocicleta tiver mais de um cilindro e possuir injeção eletrônica. O tranco pode travar o motor e comprometer peças importantes do motor e a chupeta pode queimar componentes elétricos e eletrônicos, como módulos, bicos injetores, CDI, entre outros.

Você toma mais algum outro cuidado não citado neste artigo? Compartilhe conosco sua dica, deixando um comentário. Ela pode ajudar outros motociclistas.

3.5 2 votes
Article Rating
Compartilhar: