Ducati 916 - A moto preferida de Ayrton Senna

 

Completando 25 anos de seu lançamento, ainda hoje a Ducati 916 é considerada uma das melhores criações do designer Massimo Tamburini e uma das mais bonitas do mundo. 

 

Características

Seu quadro em treliça, monobraço traseiro e saídas de escape sob o banco – para facilitar as mudanças de direção e a penetração aerodinâmica – a tornaram uma marca registrada entre as superbikes Ducati. Seu propulsor L2 de 916 cm³ trazia pela primeira vez quatro válvulas por cilindro e produzia 115 cv.

Esse modelo ganhou três títulos mundiais de Superbike e foi fabricada até 1997, quando foi substituído pela 996.

Os primeiros exemplares da Ducati 916 chegaram às concessionárias em 1994. Nas pistas do Mundial de Superbike, o britânico Carl Fogarty pilotou o modelo rumo ao título e, no mesmo ano, no autódromo de Ímola (Itália), nos despedimos para sempre de Ayrton Senna.

 

Relação com Senna

A Ducati 916 foi a primeira moto a ganhar uma série especial do piloto brasileiro, apresentada em 1994, durante o Bologna Motor Show, na Itália. Mais do que uma linda homenagem ao piloto de Fórmula 1, o modelo continha modificações sugeridas pelo próprio Senna a Claudio Castiglioni, que era seu amigo pessoal e, na época,  comandava a Ducati.

Foram 301 unidades com peças em fibra de carbono para tornar a moto mais leve e até o tom de cinza escuro em contraste com as chamativas rodas cor de abóbora. A 916 Senna ainda teria mais duas reedições, depois que a primeira série se esgotou rapidamente.

 

Artigos Relacionados:

 

Comemoração dos 25 anos

Para marcar a comemoração dos 25 anos do modelo, a Ducati apresentou uma edição especial: a Panigale V4 25° Anniversario 916, que será limitada a 500 unidades numeradas e contará com pintura exclusiva, escapamento especial e peças em fibra de carbono.

Sua primeira aparição será na Califórnia (EUA), sendo pilotada por Carl Fogarty, Tricampeão de Superbike com a 916. A vela do bolo será entregue pela equipe oficial da Ducati, durante o campeonato Mundial de Superbike. Alvaro Bautista e Chaz Davies usarão a pintura comemorativa da Panigale V4 25°Anniversario 916 em suas motos de competição no circuito de Laguna Seca.

 

Outra Superesportiva Senna

Em 2014, em celebração dos 20 anos da morte de Ayrton, a Ducati criou a superesportiva 1199 Panigale S Senna, que foi comercializada apenas no Brasil. Limitada a 161 exemplares (o número de GPs de Ayrton na F1), a moto foi vendida pelo preço de R$ 100 mil, dos quais uma parte foi revertida aos projetos educacionais do Instituto Ayrton Senna.

Seu motor Superquadro de dois cilindros em “L” de 1198 cm³ com arrefecimento líquido e o famoso comando desmodrômico de válvulas, contava com propulsor capaz de gerar até 195 cv de potência a 10.750 rpm com torque máximo de 13,4 kgf.m disponíveis nos 9.000 giros.

Fonte: Infomoto

5 2 votes
Article Rating
Compartilhar: