Cuidados com a sua Ducati: 7 dicas para saber se a moto já caiu

Vai adquirir sua Ducati? Confira 7 dicas práticas para saber se a moto já caiu.

Ter sua própria Ducati é o sonho de muitas pessoas. A velocidade e a sensação de liberdade que essa macchina proporciona são incontestáveis.

Contudo, até o ser mais apaixonado por motos pode não perceber certos detalhes importantes ao comprar seu veículo preferido.

Especialmente quando se trata de motocicletas seminovas, há informações imprescindíveis, como, por exemplo, saber seu histórico, principalmente para identificar possíveis necessidades de manutenção futura.

Tendo em vista que uma das informações mais importantes na hora de escolher  é saber se a moto já caiu, separamos algumas dicas de fatores a serem observados e que facilitam essa identificação. Confira!

 

1. Verifique a pintura para saber se a moto já caiu

Para além da estética, a pintura pode fornecer fortes indicadores para saber se a moto já se envolveu em algum acidente que a danifique.

Marcas de irregularidade ou craquelados na pintura, ainda que pouco evidentes, podem ser um sinal de alerta.

Outro detalhe a ser observado são os adesivos presentes: verifique se são originais e se estão bem alinhados. Caso contrário, desconfie.

É possível ainda fazer uma medição da pintura – o que normalmente é feito em carros. Nas motos, essa medição é feita por equipamentos específicos que avaliam se já houve nova pintura no tanque.

Cabe lembrar que esse tipo de equipamento só possibilita avaliar a parte metálica (de ferro) da moto, pois itens como carenagens plásticas, por exemplo, muitas vezes são trocados, e nem mesmo passam por pintura.

 

2. Peças originais

Ao procurar saber se a moto já caiu, este é um ponto delicado, que deve ser levado em conta, mas com alguma ressalva.

Isso porque, muitas vezes, o dono da motocicleta troca peças pequenas como retrovisor, manetes, manicotos, etc, substituindo-as por outras simplesmente por motivos estéticos, ou porque gosta mais de determinada cor ou formato diferenciado. Nesse caso, a substituição de peças pode não significar nada em especial.

Outra peça bastante substituída costuma ser o escapamento, principalmente porque, numa queda, é uma das primeiras peças danificadas. Além disso, o que normalmente ocorre é que, ao cair, o motociclista pode aproveitar a deixa para substituir várias peças pequenas (como manetes, manicotos e retrovisores) além do escapamento, até para não chamar muito a atenção para o motivo da troca de peças.

No entanto, há um detalhe importantíssimo a ser notado, e que pode fazer toda a diferença: quando as peças originais são retiradas exclusivamente por preferência ou estética, geralmente o proprietário guarda consigo as peças originais retiradas, até porque essas peças costumam ser muito caras.

Desta forma, não ter guardadas consigo as peças originais pode ser um ponto bastante negativo.

 

3. Ponta das bengalas e da balança

Outra parte que facilita saber se a moto já caiu são as pontas das bengalas e da balança traseira.

Se a parte de baixo de uma delas estiver com alguma marca de raspagem, é bastante provável que alguém já tenha caído com essa moto.

Afinal, mesmo que tenha sido feito algum tipo de conserto com alguma massa para encobrir os danos, ainda será possível identificar, até mesmo pela ponta dos garfos, se alguma queda ocorreu.

 

4. Tampa da embreagem e do motor

Dentre as peças campeãs em denunciar se a moto já caiu estão as tampas da embreagem e do motor. Isso porque, dada a fragilidade e a facilidade com que essas peças quebram, a mínima queda de moto fatalmente as deixará, no mínimo, com marcas – os conhecidos “ralados”.

Tais peças, por mais que se tente substituir ou maquiar de alguma forma, seja com pinturas, massas ou qualquer outra coisa, sempre ficará algum sinal bem evidente de que a moto sofreu a queda.

 

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5. Batente da moto

Um dos indícios bastante cotados para perceber se houve queda é observar o limitador do guidão, mais conhecido como batente da moto.

Quando uma moto esportiva cai, uma das peças que fatalmente quebram é o batente, o que faz com que o guidão bata no tanque e o danifique, o que não é assim tão fácil de consertar sem deixar rastros, precisamente porque, por se tratar de uma peça mais escondida, a maior parte das pessoas – acreditando que talvez ninguém vá perceber – costumam soldar sem tanto cuidado.

Isso facilita bastante a vida de quem entende de moto quando o assunto é descobrir se ela possui o batente: basta olhar a moto por baixo e notar se há essa solda, pois, independentemente da gravidade, se houve queda, a solda estará lá.

 

6. Marcas de chave

Se alguém alegar que todas as peças são originais e que nunca foi aberto o motor, por exemplo, a primeira coisa a ser verificada é se não há marcas de chave nela.

Parafusos marcados, desgastados (os famosos “machucados”) são um forte indício de que alguém fez a abertura do motor com pouco cuidado ou, no mínimo, com as ferramentas erradas.

 

7. Vistoria cautelar

Uma última dica é ir além do que é comum e todo mundo consegue fazer.

Para não sofrer surpresas decepcionantes, é fundamental pesquisar o histórico do veículo que se pretende adquirir, e essa prática vai muito além de verificar se há algum débito pendente ou restrição.

O ideal é pesquisar pela placa em empresas de vistoria cautelar. O procedimento costuma ser bastante simples, barato e dar bons retornos, fornecendo um histórico completo das informações da moto.

 

Na Ducati Campinas

Além dos modelos zero quilômetro, a Ducati Campinas também tem disponíveis modelos seminovos.

E ao fazer negócio diretamente na concessionária você tem a plena certeza de que está adquirindo uma Ducati seminova de boa procedência.

E se ainda tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como saber se a moto já caiu, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

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