Como obter documentação digital de veículos

Desde julho deste ano, a documentação digital de veículos já está disponível em todo o território nacional. A medida segue resolução do Contran, que determinou, já a partir de junho, que todos os Departamentos Estaduais de Trânsito deveriam aderir ao sistema digital.

O Pará foi o último dos estados a cumprir a norma. A partir de então, todos os proprietários de veículos no Brasil já podem utilizar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em versão digital, o agora intitulado CRLV-e.

 

Como emitir a CRLV-e

Para quem deseja agilizar a emissão do próprio CRLV-e, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran ou os sistemas da CDT – Carteira Digital de Trânsito. O processo de emissão é feito via internet, mediante acesso por login e senha ou certificado digital.

 

Como tirar o CRLV digital da moto e imprimir

Os CRLV-e emitidos podem ser acessados tanto online quanto offline, uma vez que o sistema gera uma cópia do Certificado em formato pdf, com assinatura digital.

Ainda assim, caso o proprietário da moto deseje emitir uma cópia impressa para ter nas mãos, o CRLV-e pode ser impresso normalmente, por se tratar de documento de autenticidade garantida através de um QR Code.

A emissão do CRLV-e veio para complementar a emissão da CNH digital, também já em vigor no Brasil, e ambos fazem parte da documentação digital de veículos que pode ser emitida via internet, seja por meio de computadores ou aplicativos de celulares, compatíveis com os sistemas Android e iOS, sendo que o sistema atualiza os CRLVs logo após a quitação das taxas de IPVA e licenciamento.

Com essas novas tecnologias, tornam-se mais eficazes os sistemas de notificação de infrações, além de ser possível a consulta de outros serviços, como recalls de veículo e até mesmo o vencimento da CNH.

 

Artigos Relacionados

 

Documentação digital de veículos: Como acessar offline  

Para ter acesso ao Certificado de maneira offline, basta gerar, pelo site ou aplicativo, uma cópia em pdf, que contém autenticação por QR Code, e pode ser compartilhado como documento entre todos os que utilizam o veículo. Além disso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito funciona offline e pode ser acessado sem problemas.

Mesmo com toda essa tecnologia disponível e ao alcance da mão, ainda assim é altamente recomendável levar consigo uma versão impressa do CRLV-e, para ter como apresentar o documento em caso de eventualidades, como por exemplo, quando acaba a bateria do celular durante uma viagem.

Você já aderiu à documentação digital de veículos? Tem alguma dica em relação ao assunto? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas?

Assine nossa Newsletter

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar: