Técnicas de pilotagem off road: posicionamento em subidas e descidas

A forma de pilotar sua Ducati em subidas e descidas pode influenciar na segurança e no conforto durante o percurso off road.

Por isso, neste artigo abordaremos importantes técnicas de pilotagem off road para encarar subidas e descidas de forma segura e com agilidade.

 

Posicionamento em subidas e descidas nas técnicas de pilotagem off road

O posicionamento para pilotar em descidas e subidas é muito semelhante ao realizado nas técnicas de aceleração e frenagem. Leia também Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem.

 

Artigos Relacionados

 

Subida

Seguindo as técnicas de pilotagem off road, antes de iniciar uma subida, a dica é que o piloto fique em pé, desloque seu corpo para frente e mantenha uma aceleração constante, a fim de que seja possível subir com segurança.

Também é importante destacar que não se deve ganhar muita velocidade, pois nem sempre é possível saber o que há depois da subida. Dessa forma, o ideal é que a velocidade seja controlada para que, se for preciso, seja possível parar no topo em segurança.

O posicionamento para pilotar em descidas e subidas é muito semelhante ao realizado nas técnicas de aceleração e frenagem.

 

Descida

Nas técnicas de pilotagem off road, a descida é semelhante à frenagem.

Se o piloto está em um platô e vendo que haverá uma descida, mas não conhece o local e não sabe o que vem a seguir, ao ficar em pé, aumenta seu campo de visão e consegue enxergar o que há lá embaixo.

Uma dica muito importante é já começar a descida freando, fazendo uma frenagem controlada, e não simplesmente ganhar velocidade e depois tentar frear.

O piloto deve ficar em pé, começar a frear, usando principalmente o freio dianteiro (que é o que vai parar a moto) e posicionar o corpo para trás. Dessa maneira é possível garantir uma descida controlada e segura.

E você, ducatista, tem outras dicas ou técnicas de pilotagem off road que garantam segurança e eficiência em subidas e descidas? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.

Assine nossa newsletter

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar: