Sua moto é lavada da forma correta?

Será que sua moto é lavada da forma correta, ou o local onde você costuma levar sua moto para lavar faz todos os procedimentos corretamente?

Quem é apaixonado por motos é exigente e, provavelmente, sabe que lavar uma moto é completamente diferente de se lavar um automóvel, principalmente pelo fato de que o jato de água não é indicado, já que motor, freios, cabos e outros componentes, na motocicleta, permanecem expostos, e não cobertos pela carroceria, como no carro.

Mas, você tem certeza de que a sua moto é lavada da forma correta?

Pensando nessa dúvida, que é muito frequente, elencamos algumas dicas simples sobre o assunto, que podem ajudar a saber se o local onde você costuma levar a moto para lavar está prezando pela preservação da sua máquina. Confira!  

Na forma correta de se lavar uma moto é essencial proteger algumas partes, por isso, fique atento se está sendo colocado um tampão no escapamento, além de proteger os módulos eletrônicos e outros pontos estratégicos. Isso evitará a entrada de água em locais indesejados.

 

Nada de solventes, querosene e produtos agressivos

Produto químicos altamente agressivos, como o Solupan, muito utilizado em lava-rápido e oficina mecânica, danificam a parte externa do motor, pintura e peças de alumínio. Por isso, opte por locais que utilizam produtos com pH neutro específicos para lavagem de carro e moto que removem a sujeira, mas sem agredir a pintura nem os cromados.

Uma moto possui muitos componentes móveis protegidos por anéis de borracha e o querosene e outros derivados de petróleo faz com que esses retentores ressequem e rachem, perdendo a capacidade de vedação. Consequentemente, param de proteger contra a sujeira e acabam permitindo o vazamento de óleo.

 

Assine nossa newsletter

 

A lavagem

Na correta lavagem de uma moto, um desengraxante neutro é aplicado nas partes onde normalmente a sujeira está mais entranhada, debaixo do motor, nas áreas respingadas de óleo de corrente, por baixo dos para-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), cárter, balança traseira, bengalas, roda traseira (sem atingir o disco ou cubo de freio), raios e bloco do motor. E só então deve ser utilizada a mangueira, com água com pressão controlada para retirar a sujidade.

 Para saber se sua moto é lavada da forma correta é importante certificar-se de que ela seja lavada com shampoo adequado e enxaguada sem pressão, até que todo o sabão seja retirado. E o banco, esfregado com uma escova de cerdas macias.

 

Acabamento

Assegure-se de que seja utilizado um pano macio para enxugá-la e que seja dada a devida atenção às partes cromadas, para evitar ferrugem. Só depois disso tudo é que o escapamento pode ser destapado e o motor ligado para tirar a umidade.

 

Polimento

Os cuidados básicos com polimento devem ser feitos apenas a cada dois meses, utilizando ceras de ótima procedência para proteção da pintura e dos cromados, quando for o caso. 

 

Artigos Relacionados

 

Cuidados adicionais

Além de saber se a moto é lavada da forma correta, é importante ter alguns outros cuidados adicionais. Confira!

  • Mande fazer a lavagem em intervalos maiores de 15 dias, melhor ainda a cada 30 dias.
  • Recomende que não seja usado “pretinho” nos pneus, pois a química, além de ressecar a borracha, pode causar escorregões.
  • Após a lavagem, solicite a lubrificação da corrente com produto específico para esse fim. Evite o uso de graxa comum.
  • Logo após a lavagem, tome cuidado nas primeiras frenagens, pois os sistema de freios poderá estar molhado e frio.
  • Aproveite a ocasião para verificar o desgaste de peças, checagem das lâmpadas e regulagens diversas.
  • Existem locais que retiram o tanque e banco para limpeza, mas certifique-se de que não joguem água nessas partes, efetuando uma limpeza a seco.

 

Lavagem na Ducati Campinas

Agora, a Ducati Campinas tem disponível o Toy Wash, serviço de lavagem de motos, inclusive de outras marcas, utilizando produtos de altíssima qualidade, alguns, inclusive, desenvolvidos para lavagem de aviões. Aqui você tem a certeza de que sua máquina está sendo bem cuidada e lavada da forma correta. O acabamento da motocicleta é realizado com produtos Motul e outras marcas de renome. Venha conhecer essa novidade!

Você tem alguma dica para saber se sua moto é lavada da forma correta ou quer  mais informações sobre o serviço de lavagem na Ducati Campinas? Deixe seu comentário!

0 0 vote
Article Rating
Compartilhar: