Pneu de moto: 5 cuidados necessários para garantir sua segurança e de sua Ducati

Saiba quais são os cuidados necessários com pneu de moto para que você e sua Ducati estejam sempre em segurança.

Andar de moto, para muitos, é sinônimo de liberdade no trânsito, já que em alguns locais somente elas conseguem chegar, seja pelo tempo ou pela forma de acesso.

No entanto, por motivos bastante óbvios, utilizar uma moto ainda demanda cuidados, pois os riscos de locomoção sobre duas rodas são bem maiores que os de dirigir carros. 

Sabendo que pilotos conscientes vivem mais, é interessante que se considere tomar algumas precauções, a fim de garantir sua própria segurança ao pilotar.

 

Pneu de moto: ponto focal de equilíbrio e segurança

Um dos cuidados principais diz respeito ao pneu da moto.

Sendo o único ponto de contato do veículo com o solo e acumulando a função primordial de manter o equilíbrio e a dirigibilidade, as condições e a vida útil dos pneus devem ser ponto focal para quem pretende manter em dia a segurança da pilotagem e o bom estado de sua moto.

 

Pneus desgastados

Um dos maiores problemas normalmente está associado a pneus carecas, ou seja, quando a banda de rodagem (parte de fora do pneu da moto, que tem contato com o solo) sofre um desgaste muito grande.

Pneus desgastados demais – ou gastos de maneira desigual – perdem qualidade de aderência ao solo, o que pode fazer com que o piloto perca facilmente o controle da moto, pondo em risco sua segurança.

Alguns dos pontos importantes estão ligados à segurança e dirigibilidade, que dependem da forma de pilotagem e de fatores como a geometria da suspensão. Quanto a isso, há de se levar em consideração o camber, ou seja, o ângulo do pneu do veículo em relação ao solo que, neste caso, é dado pela inclinação da moto nas curvas. Um detalhe relevante e pouco conhecido é o de que essa angulação é variável da parte da frente à parte traseira da moto.

Adicione-se a esses itens a curvatura do pneu. Desgastes desiguais ou excessivos, ou ainda as reformas (remoldagem, recauchutagem, etc.) são fatores que costumam fazer o barato sair bem caro, pois pneus de moto não são projetados para uma “segunda vida” e devem ser descartados tão logo seja constatado que estejam em condições ruins, sob pena de colocar em risco a segurança do piloto e de todas as pessoas ao seu redor.

 

Pneu de moto reformado: economia que aumenta o perigo

Dada a necessidade de fazer economias constantes, ultimamente a procura por reforma de pneus tem aumentado consideravelmente. Contudo, a ampliação desse mercado não significa necessariamente que seja uma prática adequada.

Normalmente, os pneus são reformados quando já não possuem mais condições de uso e, principalmente no caso das motos, já se sabe que o ideal seria descartá-los, pois trafegar sobre duas rodas (nos mais diversos tipos de estradas e variadas inclinações) não ajuda com esse quesito, o que aumenta muito as chances de acidentes, causados pelo impacto direto da qualidade inferior dos pneus de moto reformados.

 

Prática proibida pela legislação

Embora pneus reformados sejam costumeiramente mais baratos, desde o ano de 2004, a legislação brasileira proíbe o uso desses tipos de pneus em veículos que possuam duas ou três rodas.

Isso porque os pneus de moto, ao atingirem seu limite de desgaste, não possuem mais estrutura que possibilite a garantia da mesma segurança, caso sejam reformados.

Além disso, a espessura dos materiais não facilita essas reformas, podendo deixar o pneu reformado com bolhas, rugas ou problemas de adesão, o que impacta diretamente na qualidade e na sua geometria que, ao ser utilizado, pode sofrer descolamento da parte reconstruída. Desta forma, além de ilegal, o uso de pneus reformados em motocicletas pode ser considerado um risco extremo e completamente desnecessário.

 

Manutenção dos pneus

A única maneira adequada de fazer com que os pneus de moto possuam uma durabilidade maior é, sem dúvida alguma, o comportamento do motociclista. Este precisa compreender que é sua função realizar a manutenção da moto – e dos pneus – sempre que houver necessidade, bem como saber que a segurança de si mesmo e dos demais deve sempre vir em primeiro lugar, muito antes de pensar no custo, que deve ser encarado mais como um valor a ser investido.

 

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Cuidados para garantir a segurança

1. Troque os dois pneus 

Independentemente de terreno ou condições meteorológicas, optar por trafegar com um pneu novo e outro desgastado pode interferir diretamente no equilíbrio e na correta mobilidade da motocicleta, e este não é um risco que valha a pena.

 

2. Pneus iguais

Normalmente os pneus que possuem os desenhos das travas diferentes também têm composição material, aderência e até mesmo funcionalidade diferentes.

Os pneus ideais devem formar um par, ou seja, possuir o mesmo desenho na banda de rodagem, sendo que o desenho da roda dianteira é invertido em relação ao da roda traseira.

 

3. Seguir a calibragem indicada

Deixar um pouco de lado as próprias convicções e seguir a calibragem recomendada no manual do fabricante é uma dica um tanto óbvia, porém imprescindível para quem deseja calibrar os pneus da moto de forma adequada e segura.

 

4. Calibrar com os pneus frios

Lembre-se de calibrar os pneus da moto quando estiverem frios, pois quando estão quentes, o ar expande e você corre o risco de acabar colocando uma calibragem mais baixa do que a necessária.

 

4. Desgaste natural 

O desgaste dos pneus deve ocorrer sempre naturalmente, dado pelo uso. Portanto, esqueça completamente qualquer ideia de desgaste de lateral das bandas ou retirada de cera, pois essas práticas danificam os pneus e não oferecem a segurança que aparentam.

 

5. Motos maiores e de alta performance

Motos esportivas – como as Ducati –  possuem capacidade de atingir velocidades mais altas. Para esse tipo de moto de alta performance, geralmente se recomendam pneus que contenham sílica, especialmente para dias de chuva, pois esse componente melhora o escoamento da água dos pneus, evitando grande parte dos acidentes em pista molhada.

 

Ducati Service

Para evitar qualquer tipo de problema, quer seja em relação ao pneu de moto ou qualquer outro componente, a Ducati Campinas oferece em sua oficina autorizada um Plano de Manutenção Programada para cada modelo, com revisão e manutenção periódica que integra uma série de intervenções, substituições e atualizações de software.

Essa é uma exclusividade das motos Ducati, nas quais o plano de manutenção é composto por uma revisão totalmente imersiva, a fim de verificar cada detalhe dos componentes de desgaste, para que a vida útil da moto seja cada vez maior e o ducatista pilote sempre com mais tranquilidade e segurança.

Quer saber mais sobre pneu de moto Ducati ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar! 

 

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