Outubro Rosa: mulheres que pilotam Ducati são de fibra e se cuidam

Estamos em outubro, mês dedicado à Campanha Outubro Rosa, que tem o intuito de incentivar as mulheres acima dos 20 anos de idade a realizarem o exame de prevenção contra o câncer de mama. O movimento, que atinge não só o Brasil, mas todo o mundo, teve início em 1990, pela ação da Fundação Susan G. Komen for the Cure

 

O câncer de mama

Ocupando o segundo lugar em número de incidência, o câncer de mama fica atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 66.280 novos casos surjam no Brasil  ainda este ano, o que representa 29,7% do total de casos de câncer em mulheres em todo o país.

 

Prevenção

É possível prevenir o câncer de mama através de atitudes simples, básicas e frequentes de autocuidado, como alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, evitar hormônios sintéticos e bebidas alcoólicas. Até o ato de amamentar pode reduzir em aproximadamente 30% os casos de câncer de mama.

Além da prevenção, outra forma de combater a doença é por meio da observação constante das próprias mamas e também pelo autoexame, que deve ser feito cerca de sete a oito dias após o início da menstruação. 

Antes dos 40, o autoexame costuma ser suficiente, necessitando de exames mais completos apenas quando observada alguma alteração. Entretanto, mulheres com mais de 40 anos devem fazer anualmente mamografia ou ultrassom de mama para detecção precoce e prevenção.

 

Artigos Relacionados

 

A fibra da mulher

Fibra e coragem são características peculiares de toda mulher, que as fazem enfrentar seus medos e seguir em frente. Em relação ao câncer de mama, não é diferente. Por isso, é crucial que todas se conscientizem da importância de realizar periodicamente o autoexame e anualmente a mamografia. E, em caso de suspeita, procurar o quanto antes o serviço de saúde mais próximo, para realizar exames mais precisos.

Para incentivá-las, nada melhor que outras mulheres de fibra fomentando este ato tão importante e necessário. Desta forma, convidamos duas mulheres ducatisti para compartilharem seus pontos de vista, provando que o autocuidado também é uma questão de fibra e coragem.

 

Denise Massoco Migliano

Denise, 48 anos, pilota motos há cinco anos e a Ducati Scrambler foi sua primeira. Para ela, ter coragem é enfrentar os medos, agindo com determinação e autoconfiança. “Em cima da moto, sempre há uma situação de perigo, mas cada curva e cada paisagem compensam e me fazem mais forte ainda” – destaca. E ainda complementa que ser uma verdadeira mulher de fibra é enfrentar seus medos, confiando na própria força e capacidade, sem nunca desistir de seus sonhos.

O autoexame faz parte de sua rotina desde que enfrentou a biópsia de um nódulo benigno. Denise recorda que o susto foi grande e, com ele, a insegurança e o medo da possibilidade de perder sua vida. “É impressionante como isso afeta outros campos da nossa existência” – afirma.

Ela acredita que o fato de começar a pilotar depois dos 40 anos a fez ter coragem para muitas outras coisas. Recentemente, Denise fez uma viagem de 883 Km em 10 horas, a bordo de sua Ducati Scrambler. “Se sou capaz de pilotar uma moto por várias horas, tenho forças para enfrentar muitos outros obstáculos”– conclui.

Denise e sua Scrambler - Outubro Rosa: mulheres que pilotam Ducati são de fibra e se cuidam

Denise e sua Scrambler.

 

Maraísa Coelho

Além de ser uma mulher de fibra, Maraísa também é uma ducatista e pilota uma Ducati Monster 797. Sua paixão por motocicletas surgiu ainda na adolescência, por incentivo do marido, Deyvid, que na época era ainda seu namorado. “Dirigia motos menores e confesso que as maiores ainda são um desafio. A Ducati surgiu em nossas vidas há, aproximadamente, três anos, depois que fizemos uma viagem de moto e resolvemos que queríamos mais conforto, sem abrir mão da esportividade”– explica.

Segundo Maraísa, ser uma mulher de fibra já é, por si só, ser corajosa, não temer os desafios que a vida nos impõe e, principalmente, saber lidar com as adversidades.

“Desde muito cedo, nós mulheres, somos incentivadas a realizar o autoexame e mamografia, e isso só tem uma explicação: Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais fácil será a cura. Mas, para que possamos ter controle sobre isso, os exames são essenciais. Ninguém quer ser surpreendida com um problema desses, portanto, o autoexame e a mamografia são tão essenciais. Quem se ama, se cuida”– finaliza.

Maraísa pilotando sua Ducati Monster 797- Outubro Rosa: mulheres que pilotam Ducati são de fibra e se cuidam

Maraísa pilotando sua Ducati Monster 797.

 

A Ducati Campinas apoia o Outubro Rosa

A Ducati Campinas apoia a Campanha Outubro Rosa e endossa as palavras dessas mulheres de fibra sobre a importância de que o autocuidado não seja negligenciado.

E para contribuir com a campanha, disponibilizou tanto em seu site como em sua loja física a venda de uma camiseta solidária, cujo lucro será revertido em prol da instituição Grupo Rosa e Amor, de Valinhos (SP), que há 20 anos acolhe e auxilia de maneira multidisciplinar pacientes com câncer.

Saiba mais sobre o trabalho realizado pela entidade  no canal do Youtube do Grupo Rosa e Amor.

 

Camiseta solidária - Outubro Rosa: mulheres que pilotam Ducati são de fibra e se cuidam

A camiseta solidária já está à venda na loja física e online.

 

Se você é mulher, faça o autoexame e a mamografia. E se você é homem, incentive as mulheres que conhece a fazerem o mesmo.

Ao perceber qualquer alteração, não se desespere. Procure seu médico de confiança. O câncer de mama tem altas chances de cura, principalmente se descoberto no início. O importante é estar alerta a todas as recomendações. 

 

Para mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa, acesse https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa.

Assine nossa newsletter

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar: