Controle de tração: como o dispositivo reforça a segurança de sua Ducati

Apesar do controle de tração ser algo trivial em motocicletas de alto desempenho, saber exatamente como ele funciona ainda é uma dúvida para muita gente.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para esclarecer como o controle de tração reforça a segurança de sua Ducati. Confira!

 

O que é controle de tração

Antes de saber como o dispositivo reforça a segurança do ducatista, é essencial entender o que é controle de tração.

Trata-se de um sistema que controla a entrega da potência na roda traseira,  para que ela aproveite o máximo possível de tração sem receber carga em excesso e, assim, perder a aderência, seja no asfalto ou na terra.

Ou seja, é um sistema eletrônico que monitora a rotação da roda traseira e a velocidade da moto para ajustar automaticamente o nível de intervenção do controle de tração em tempo real. 

Isso ajuda a prevenir derrapagens e perda de aderência em condições de baixa aderência, como superfícies molhadas ou escorregadias.

O controle de tração ou DTC (Dynamic Tration Control), como também é conhecido, é comum em motos superesportivas, tourings, nakeds e até mesmo nos modelos trail.

 

Como o controle de tração funciona

O DTC é composto basicamente por uma central, sensores de velocidade e, em alguns modelos, um swicth para ligar e desligar o controle.

Outros modelos de moto permitem o ajuste do mapa do motor através de comando no painel de instrumentos, para uma carga maior ou menor, de acordo com a opção do piloto e do tipo de piso.

A central trabalha com informações vindas dos sensores instalados nas rodas e, a cada milissegundo, interpreta as variações de velocidade para entrar em ação.

Ao detectar que a roda traseira está prestes a perder aderência, a central corta automaticamente a potência do motor, eliminando o giro em falso da roda para que ela ganhe aderência novamente.

 

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Motos com modos de condução

Em modelos que possuem modos de condução, é possível, inclusive, ajustar o controle de tração para intervenções maiores ou menores.

Na rodagem normal, o dispositivo é um grande reforço de segurança. Entretanto, para utilização em ambiente off-road, o recomendado é desligar o DTC para possibilitar derrapagens controladas.

Já com chuva ou pista escorregadia, o DTC aumenta a segurança melhorando a estabilidade da roda traseira e evitando que esta escorregue. Dessa forma, algumas motos possuem o sistema “rain” (chuva), a fim de reconfigurar o setup para essa condição.

 

Motos com sistema ABS

O controle de tração também funciona em motos com ABS (sistema antitravamento de freios), pois os dois recursos contam com sensores que emitem informações para a central eletrônica.

 

Ducati DTC

O DTC Ducati ou “Ducati Traction Control” é o sistema de controle de tração desenvolvido pela Ducati para melhorar a segurança e o desempenho das motocicletas da marca.

Ele foi introduzido pela primeira vez pela Ducati em 2008, e agora está disponível em vários modelos de motocicletas da marca, incluindo a Monster, a Hypermotard, a Multistrada, a Diavel, a Panigale e a Streetfighter.

Alguns modelos específicos que contam com o DTC são a Ducati Panigale V4, a Multistrada 1260, a Diavel 1260, a Monster 821 e a SuperSport.

 

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como o controle de tração reforça a segurança da sua Ducati? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

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