Como escolher o escapamento esportivo para sua Ducati

Os apaixonados por duas rodas estão sempre à procura de melhorar o desempenho de suas motos. Dessa maneira, o escapamento esportivo não é apenas um item de estilo, mas também de performance.

Com o ducatista não é diferente, apesar das motocicletas Ducati serem uma das mais belas e poderosas que existem.

Entretanto, é preciso saber como escolher o escapamento esportivo para sua Ducati. Afinal, alterações em veículos devem seguir a legislação vigente.

Além disso, também é essencial saber a procedência das peças a serem utilizadas, já que  estas podem prejudicar a moto e colocar em perigo a segurança durante a pilotagem. Confira!

 

Escapamento esportivo: maximização da potência

O escapamento original da motocicleta prima por regular a emissão de gases e ajustar o nível de ruído. Porém ao realizar essas funções acaba, de certa forma, afetando a potência do motor.

Já o escapamento esportivo consegue manter as funções  do escapamento original de controlar a emissão de gases, mas com o ganho de potência.

Isso é possível porque o item é capaz de aumentar a velocidade da saída dos gases do escapamento e melhorar a frequência (relativa a uma rpm) de ressonância dos gases. 

Esse evento acontece quando a rotação no fluxo pulsante de saída puxa os gases que estão na porta das válvulas de escape.

Por outro lado, com a maximização da potência da moto, o escapamento esportivo pode aumentar o consumo de combustível, pois o motor precisa trabalhar mais para expelir os gases de escape. 

 

Trocar todo o sistema ou somente a ponteira?

Ao optar pelo escapamento esportivo, é possível escolher entre duas alternativas: trocar todo o sistema (coletor e ponteira) ou somente a ponteira.

 

Todo o sistema

Apesar de ser mais dispendioso, ao trocar todo o sistema,  o motor será totalmente alterado, com remapeamento da injeção e ignição para um aproveitamento completo do sistema.

Além de ganhar potência, na grande maioria dos casos, a moto também ganha um alívio de peso.

 

Somente a ponteira

Ao trocar somente a ponteira, a motocicleta ficará mais atrativa esteticamente e terá seu efeito acústico alterado com um aumento de ruído, devido ao aumento da velocidade de saída dos gases.

 

Artigos Relacionados

 

Atenção aos materiais

As ponteiras de escapamento esportivo são produzidas em diversos tipos de materiais e estes influenciam tanto no preço quanto no peso do item. Por isso, é importante estar atento na hora da escolha.

Para motos de competição, normalmente opta-se pelo titânio ou fibra de carbono, por exemplo, que são mais leves e resistentes. 

Entretanto, há ainda as de alumínio e aço inox que, apesar de leves, amassam com mais facilidade e aquecem muito, demorando para esfriar.

 

Atenção à homologação

É fundamental ressaltar que, ao escolher o escapamento esportivo para a sua Ducati é imprescindível que este seja homologado pela companhia.

Vale lembrar ainda que o uso de escapamentos não homologados pela marca é causa de exclusão da garantia de fábrica.

Somente dessa maneira é possível garantir a qualidade e a tecnologia que o ducatista espera de sua macchina.

 

Escapamento esportivo na Ducati Campinas

Na Ducati Campinas você encontra escapamentos esportivos para sua moto. 

Todos os produtos são exclusividade da marca italiana e, por isso, contam com qualidade, tecnologia e procedência inquestionáveis.

Além disso, temos consultores especializados a fim de auxiliar na melhor escolha, de acordo com as suas necessidades e uma oficina completa para revisão e manutenção de sua macchina.

Quer saber mais ou ainda tem alguma dúvida sobre como escolher o escapamento esportivo para sua Ducati? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!

Assine nossa Newsletter

5 1 vote
Article Rating
Compartilhar: