8 dicas técnicas para pilotar na chuva a sua Ducati

Todo ducatista já sabe que independentemente do tipo de moto ou pneu que use, esteja chovendo com intensidade forte ou fraca, ao pilotar na chuva, é sempre importantíssimo fazê-lo com toda a técnica e perícia possível, pois somente dessa forma é possível garantir a vida, além da segurança das pessoas e de sua Ducati. Leia também o artigo Cuidados com sua Ducati ao pilotar em pista molhada.

Com o intuito de auxiliar motociclistas, selecionamos algumas dicas técnicas para você pilotar na chuva a sua Ducati.

Entretanto, é válido esclarecer que as técnicas elencadas aqui dizem respeito à pilotagem urbana e em estradas comuns, não se aplicando, obviamente, a competições ou técnicas esportivas, pois, nesses casos, se trata de situações, veículos e pilotos com comportamentos e características completamente diferentes de condições comuns.

 

1. Menos inclinação nas curvas

Quanto ao posicionamento, o recomendado é que a moto seja inclinada menos do que o corpo nas curvas mais acentuadas.

Já nas curvas mais abertas, o piloto precisa neutralizar a força centrífuga, reduzindo a velocidade, além de evitar efetuar grandes inclinações, a fim de não atingir a parte lateral dos pneus, que contém borracha mais mole e mais lisa.

 

2. Evitar manobras repentinas ao pilotar na chuva

Além disso, todo bom motociclista sabe que deve evitar manobras repentinas, desvios bruscos ou frenagens intensas.

Há várias técnicas eficientes e menos arriscadas para reduzir a velocidade em dia de chuva, e uma delas é utilizar o pedal de freio aumentando a força aos poucos. Assim, a velocidade vai sendo reduzida gradativamente e sem causar trancos ou desequilíbrios do veículo.

Já dizia o velho ditado “para muitas coisas na vida, o que resolve não é força, é jeito!”

 

3. Velocidade reduzida

E se essa redução gradual da velocidade já é uma das técnicas mais recomendadas para pistas secas, em pistas molhadas, o cuidado precisa ser redobrado, aumentando essa progressividade e reduzindo de forma ainda mais suave a velocidade.

Via de regra, a velocidade em que o motociclista trafega em pista molhada já deve ser menor do que a velocidade que empregaria na mesma pista se estivesse seca. 

Se possível, deve-se utilizar o freio motor para as desacelerações, o que permite suavizar ainda mais o uso dos freios traseiro e dianteiro, em especial ao passar por curvas.

 

4. Evitar redução de marchas

Aliás, qualquer movimento excessivo ou mais brusco durante uma curva em pista molhada amplia consideravelmente as chances de acidentes. Por isso, se puder evitar reduzir marchas nessas situações, será um ganho no quesito segurança.

 

Artigos Relacionados

 

5. Cuidado com a sinalização de solo

Outro cuidado bastante necessário é evitar passar sobre sinalizações pintadas no asfalto, pois essas áreas são mais lisas que o asfalto em si.

 

6. Seguir o rastro do veículo da frente

Caso haja algum veículo à sua frente, um bom truque é procurar posicionar os pneus de modo a permanecerem no mesmo trilho formado pelo outro veículo que, nesse caso, estará fazendo um tipo de “função de limpeza do caminho” para a sua motocicleta, que conseguirá passar com maior estabilidade.

 

7. Manter distância

Mas lembre-se: ter carros por perto em pista molhada pode ter suas vantagens, mas também não dispensa a devida atenção! Mantenha a distância correta e, se necessário, dê passagem aos veículos que eventualmente se aproximem de sua moto.

Por mais prudente que seja um motorista, ao pilotar na chuva, não se pode contar com a capacidade total dos freios, e há ainda o agravante de que você pode ter dado o azar de justo aquele motorista não saber reduzir adequadamente a velocidade em pista molhada.

 

8. Estar sempre “visível”

Outro ponto imprescindível é a visibilidade. Se em dias de condição climática normal já é importante fazer com que os demais motoristas o vejam, em condições adversas como chuvas fortes, isso pode se tornar uma questão de vida ou morte. 

Se necessário, utilize o farol alto, de modo a chamar a atenção e possibilitar ser visto mais facilmente.

 

Resumo rápido para pilotar na chuva com segurança

Finalizando, segue um resumo com as dicas mais básicas, mas que podem ser o diferencial que fará com que se chegue vivo e seguro ao destino. Ao pilotar na chuva sua Ducati:

  • Reduza a velocidade em aproximadamente 30%;
  • Suavize todos os movimentos durante o trajeto;
  • Amplie em 30% a distância em relação a outros veículos à frente;
  • Evite poças e áreas com alagamentos;
  • Não permaneça em meio ao “spray” causado pelos carros que vão à frente;
  • Mantenha uma velocidade constante;
  • Se não houver visibilidade adequada, procure um local seguro, estacione e espere a chuva passar;
  • Se possível, amoleça um pouco as suspensões de sua moto nas chuvas.

 

Pneus específicos para chuva

Vale lembrar, ainda, que existem pneus específicos para pilotagem na chuva, os quais  possuem sulcos preparados para cuidar do problema de água em excesso na pista. 

 

Ducatista, conhece alguma dica para pilotar na chuva que não tenha sido mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Você poderá ajudar na segurança de outros motociclistas.

Assine nossa newsletter

5 2 votes
Article Rating
Compartilhar: